Categorias: Paraíba

Anatel escolhe a UFCG para conduzir estudos sobre segurança cibernética em 5G

PUBLICIDADE

A chegada do 5G, a quinta geração da tecnologia de rede de internet móvel, vem sendo bastante aguardada no Brasil. A expectativa é que a nova tecnologia consolide o conceito de sociedade hiperconectada, possibilitando que vários aparelhos estejam sempre disponíveis e conectados à uma rede com maior capacidade de armazenamento, melhor taxa de transmissão de dados, qualidade de serviços, entre outros benefícios.

Tantas vantagens, entretanto, trazem também novas preocupações, entre elas, a segurança do sistema. Afinal, quanto maior a conectividade de pessoas e atividades produtivas, maiores os riscos de falhas e, principalmente, de ameaças às estruturas sociais, políticas, econômicas e militares. 

Pensando nisso, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) firmou um Termo de Execução Descentralizada (TED) com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para realização de estudos sobre segurança cibernética nas redes de telecomunicações, em especial, na rede 5G.

Segundo a área técnica da Anatel, a escolha da UFCG se justifica pela tradição da universidade na vertente tecnológica. O valor para execução do contrato é de R$ 3,183 milhões com tempo de execução em 20 meses, com previsão de início dos trabalhos já nos primeiros meses de 2022. 

Sob coordenação técnica dos professores Edmar Gurjão e Danilo Santos, da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica (UAEE), o projeto contará com a participação de pesquisadores do Virtus, o Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação, um órgão suplementar da UFCG, além de outros pesquisadores da UAEE e da Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação (UASC), e de outras instituições, como o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

De acordo com o professor Danilo Santos, o tema de segurança cibernética é muito amplo. Deste modo, o projeto foi organizado em pacotes de investigação. “Serão abordadas áreas como a segurança para Internet das Coisas em 5G, a camada de virtualização de serviços e redes, os impactos da segurança 5G nos serviços em nuvem, camada física de transmissão, entre outras áreas. O objetivo é que cada pacote investigue aspectos específicos de segurança dentro do seu escopo, sempre de modo coordenado entre eles”, explica.

Ele destaca ainda a importância dessa parceria para o desenvolvimento dos alunos e o desempenho do papel social da Universidade.

“O 5G vai ser um dos principais vetores de desenvolvimento tecnológico no país nos próximos anos. Na UFCG, já realizamos pesquisas e projetos na área, como os projetos realizados pelo Virtus/UFCG em parceria com empresas e outras instituições. Agora, com a parceria com a Anatel, esperamos fomentar cada vez mais a UFCG como um dos principais vetores de inovação e colaboração científica no país, fortalecendo nosso papel como universidade, no retorno à sociedade de nossos estudos, assim como viabilizando que nossos estudantes tenham cada vez mais acesso a novos conhecimentos e experiências”, ressalta.

Com Ascom UFCG

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Pai do presidente do Republicanos-PB, Nabor celebra crescimento da sigla e antecipa partido na majoritária em 2026

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, afirmou nesta quinta-feira (21) que o Republicanos, presidido na…

21 de novembro de 2024

Em nota, PF diz que investigados por tentativa de golpe de Estado se estruturaram por meio de divisão de tarefas

Após conclusão das investigações referentes às tentativas de golpe de Estado, a Polícia Federal emitiu…

21 de novembro de 2024

Justiça eleitoral define local da diplomação do prefeito reeleito Bruno e dos 23 vereadores em CG

O auditório do Garden Hotel vai ser o local escolhido pela justiça eleitoral (juiz Claudio…

21 de novembro de 2024

Divulgada programação do 1º Festival Literário Internacional da Paraíba

Um encontro com autores com os leitores. Com a presença confirmada de artistas regionais e…

21 de novembro de 2024

Nome de paraibano aparece em lista de indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado

Na tarde desta quinta-feira (21), o nome do paraibano Tércio Arnaud Chaves, natural de Campina…

21 de novembro de 2024

Preço do queijo do reino pode chegar a R$ 135,65 em João Pessoa

O Procon Paraíba realizou pesquisa de queijo do reino nos supermercados atacadistas da grande João…

21 de novembro de 2024