As cidades de Boqueirão, Mataraca e Queimadas terão a instalação da estrutura do 5G liberada a partir do dia 26 de junho. O anúncio foi feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), após reunião ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência da agência.
A nova tecnologia promete velocidade maior para baixar e enviar arquivos, além de conexão mais estável.
A medida foi aprovada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para antecipar a liberação da faixa 3,5 Ghz nessas cidades. Queimadas, por exemplo, tinha como previsão de chegada do sinal somente em janeiro de 2026.
Com as três adições à lista de cidades que têm o acesso a estrutura da tecnologia, as operadoras que ganharam o leilão pela operação do 5G no país vão poder solicitar a implantação da infraestrutura nos novos locais.
Na Paraíba, as cidades escolhidas para a instalação da estrutura que permite o funcionamento da nova tecnologia estão enquadradas em critérios que respondem ao tamanho da população de cada localidade.
Ao todo, 187 novos municípios de todo o Brasil foram incluídos na nova relação, o que vai ampliar para 1.610 os municípios que passam a ter a faixa de 3,5 GHz liberada para utilização por estações de 5G. Serão 141 milhões de brasileiros beneficiados, o que corresponde a 66,4% da população.
Agora, a Paraíba já tem 31 municípios paraibanos liberados para receberem o sinal de 5g e outros 47 com o planejamento de instalação aprovado.
Redação com G1
O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na Paraíba, Antônio Monteiro,…
O ex-deputado e presidente estadual do Progressistas na Paraíba, Enivaldo Ribeiro, declarou nesta quinta-feira (9)…
No início da tarde desta sexta-feira (10), a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de…
Mais de 2,3 mil imóveis já foram fiscalizados pela Companhia de Água e Esgotos da…
É o Cariri contra o Agreste. Jogo de abertura do Campeonato Paraibano de 2025 será…
O Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de João Pessoa aprovou, nesta sexta-feira (10), o aumento…