A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou um relatório de balneabilidade que indica que todas as praias da Grande João Pessoa estão próprias para banho neste fim de semana. Entretanto, três trechos de praia em Pitimbu foram considerados impróprios.
O superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, explicou à TV Cabo Branco que essa melhoria nas condições de banho é resultado de ações integradas da Sudema com a Cagepa e a Secretaria de Infraestrutura, através da Operação Praia Limpa, além de fatores sazonais.
“A gente está saindo do período que aumenta os trechos de praias impróprias. Então isso é consequência desse trabalho também”, disse Marcelo.
A Operação Praia Limpa visa identificar e combater lançamentos irregulares de esgoto, despejos de resíduos no mar e ligações clandestinas. Sobre os trechos impróprios em Pitimbu, Marcelo destacou:
“Vamos chegar lá em Pitimbu para fazer também o trabalho que estamos fazendo aqui em João Pessoa e vamos identificar essas origens. A parte que é dos rios, vem já da parte continental, muito provavelmente, algumas comunidades estão lançando dejetos nos rios e eles chegam no mar.”
Outros pontos monitorados, localizados em João Pessoa, Cabedelo, Lucena, Mataraca, Baía da Traição, Conde e Rio Tinto, tiveram suas águas classificadas como próprias para banho.
A análise da balneabilidade foi realizada entre 8 e 10 de julho e é válida até o dia 19, quando será divulgado um novo relatório.
Trechos impróprios para banho na Paraíba:
Pitimbu:
- Final da Rua da Paz
- Praia de Maceió, em frente à desembocadura do riacho Engenho Velho
- Acaú/Pontinha, em frente à desembocadura do Rio Goiana