Interditada no dia 19 de maio, o Frigorífico Guaraves, em Guarabira, teve seu funcionamento liberado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT). A Corte aceitou o pedido da defesa após a empresa apresentar medidas de segurança para evitar contágio dos funcionários pela Covid-19. Em inspeção feita anteriormente, o Tribunal encontrou riscos para os trabalhadores. Quase 25% dos trabalhadores foram testados positivo para a doença.
Em sua decisão, o juiz do Trabalho Antônio Cavalcante da Costa Neto descartou o pedido da nulidade da interdição, mas determinou a desinterdição uma vez que a empresa apresentou um documento em que mostra medidas preventivas para a Covid-19. “Houve determinação por parte da empresa para adequação dos procedimentos de Segurança do Trabalho, novas práticas para o transporte de trabalhadores, formas de rastreamento de pessoas infectadas, delimitação das áreas de vivência com redução da circulação”, entre outros, diz o texto.
Nesta terça-feira (27), Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) decidiu recorrer da decisão e pediu à Justiça do Trabalho que revogue a interdição. Para o órgão, o frigorífico tornou-se “um preocupante foco de disseminação da Covid-19, expondo a sérios riscos epidemiológicos a população de Guarabira”.
PB Agora