A Prefeitura de João Pessoa vem realizando uma série de obras para reconstrução, desobstrução de galerias e requalificação da via pluvial na Avenida Ruy Carneiro, na região dos bairros Miramar e Jardim Luna. São obras necessárias para evitar alagamentos, identificar e regularizar possíveis ligações clandestinas de esgoto e, como consequência, evitar transtornos para a população nos períodos de chuva, bem como maiores danos para o patrimônio ambiental da cidade.
O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que na mesma área está em andamento uma obra num terreno privado, empreendimento devidamente licenciado. “Nós entendemos que toda obra provoca desconforto, incomoda e recebemos denúncias de pessoas alegando que a obra vai atrapalhar a vista para o mar dos moradores de alguns prédios da área. O local apresenta vegetação com espécies nativas e exóticas e não se enquadra como Área de Preservação Ambiental (APA), sendo assim não há restrição para uso do solo”, concluiu.
Para a realização das obras na área pública, que estão sob responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), foi preciso interditar parte do trecho. A intervenção vai recuperar e trocar tubos PEAD, que são tubos de polietileno de alta densidade, usados nas galerias pluviais, por onde devem passar água da chuva, que são carreadas para o mar. São estruturas que precisam de manutenção e é isso que a Prefeitura vem fazendo, seguindo todas as normas ambientais vigentes, atenta à zeladoria da cidade. Nesta quinta-feira (20), a obra será finalizada e o trecho que está interditado será liberado.
O esclarecimento veio após o vereador Milanez Neto fazer uma denúncia de que as obras seriam de uma empresa privada que estaria construindo um prédio em uma Área de Preservação Ambiental.
PB Agora