Após enquadro do MPT, Unimed-JP garante que cumprirá piso nacional da Enfermagem

PUBLICIDADE

Após audiência de mediação no Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), a Unimed João Pessoa garantiu que cumprirá o piso salarial nacional da Enfermagem. Uma audiência com representantes da Unimed e dos sindicatos dos profissionais de Enfermagem no Estado aconteceu na tarde desta terça-feira (30), na Sede do MPT-PB, no Centro de João Pessoa. Estiveram presentes o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde da Paraíba (SINDESEP) e o Sindicato dos Enfermeiros no Estado da Paraíba (SINDEP).

A audiência foi presidida pela procuradora do Trabalho Myllena Formiga Cavalcante de Alencar Medeiros e pelo procurador do Trabalho Paulo Germano Costa de Arruda. No início da reunião, os procuradores explicaram aos representantes da Unimed e aos sindicatos que a reunião tinha como objetivo a tentativa de estabelecimento de conciliação quanto à implementação do piso nacional dos profissionais de Enfermagem pela empresa (Unimed).

Durante a audiência, “foi informado pelos sindicatos que as tentativas de acordo apresentadas pela empresa foram rejeitadas pelos trabalhadores das respectivas bases sindicais nas assembleias realizadas. Os sindicatos presentes confirmaram que, até o momento, a Unimed não tem em seu quadro e não contrata profissionais da Enfermagem por meio de pessoa jurídica, o que foi confirmado pelos representantes da Unimed”.

A Unimed assegurou, por meio do seu advogado, que “não há nenhuma intenção de descumprimento de qualquer lei, muito pelo contrário, que a cooperativa buscou a negociação coletiva como forma de resolver o alto impacto da lei do piso nacional da enfermagem, em conjunto com os trabalhadores. Porém, diante da recusa das categorias em suas respectivas assembleias, a cooperativa, no uso do seu poder diretivo, buscará soluções para enfrentamento do problema, ressaltando, entretanto, que observará aquilo que o Supremo Tribunal Federal decidir sobre a matéria”.

“Importantíssimo o reconhecimento e observância do piso salarial nacional pelos empregadores aos profissionais da Enfermagem, tão indispensáveis à prestação de serviços de saúde à sociedade”, observou a procuradora do Trabalho Myllena Alencar.

“Apesar das negociações não terem evoluído em vista da garantia dos postos de trabalho, houve o compromisso da Unimed quanto à implantação imediata dos novos pisos salariais para enfermeiros, técnicos e auxiliares. O MPT continuará monitorando o quadro, a fim de prevenir ou corrigir ilegalidades que porventura ocorram nesse processo”, ressaltou o procurador do Trabalho Paulo Germano.

 

Da Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Parlamentar defende rodízio na liderança da base do governador João Azevêdo na ALPB; deputado Chico Mendes é o atual líder

A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…

24 de novembro de 2024

Semana começa com mais de 800 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira!

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…

24 de novembro de 2024

Fique atento! Primeira parcela do seu 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…

24 de novembro de 2024

Padrasto é suspeito de esfaquear enteada de 18 anos dentro de casa, em João Pessoa

Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…

24 de novembro de 2024

Programa ‘Eu Posso’, da PMJP, abre novas inscrições com créditos de até R$ 15 mil; saiba como aderir

Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…

24 de novembro de 2024

João Pessoa terá programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…

24 de novembro de 2024