Após enquadro do MPT, Unimed-JP garante que cumprirá piso nacional da Enfermagem

PUBLICIDADE

Após audiência de mediação no Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), a Unimed João Pessoa garantiu que cumprirá o piso salarial nacional da Enfermagem. Uma audiência com representantes da Unimed e dos sindicatos dos profissionais de Enfermagem no Estado aconteceu na tarde desta terça-feira (30), na Sede do MPT-PB, no Centro de João Pessoa. Estiveram presentes o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde da Paraíba (SINDESEP) e o Sindicato dos Enfermeiros no Estado da Paraíba (SINDEP).

A audiência foi presidida pela procuradora do Trabalho Myllena Formiga Cavalcante de Alencar Medeiros e pelo procurador do Trabalho Paulo Germano Costa de Arruda. No início da reunião, os procuradores explicaram aos representantes da Unimed e aos sindicatos que a reunião tinha como objetivo a tentativa de estabelecimento de conciliação quanto à implementação do piso nacional dos profissionais de Enfermagem pela empresa (Unimed).

Durante a audiência, “foi informado pelos sindicatos que as tentativas de acordo apresentadas pela empresa foram rejeitadas pelos trabalhadores das respectivas bases sindicais nas assembleias realizadas. Os sindicatos presentes confirmaram que, até o momento, a Unimed não tem em seu quadro e não contrata profissionais da Enfermagem por meio de pessoa jurídica, o que foi confirmado pelos representantes da Unimed”.

A Unimed assegurou, por meio do seu advogado, que “não há nenhuma intenção de descumprimento de qualquer lei, muito pelo contrário, que a cooperativa buscou a negociação coletiva como forma de resolver o alto impacto da lei do piso nacional da enfermagem, em conjunto com os trabalhadores. Porém, diante da recusa das categorias em suas respectivas assembleias, a cooperativa, no uso do seu poder diretivo, buscará soluções para enfrentamento do problema, ressaltando, entretanto, que observará aquilo que o Supremo Tribunal Federal decidir sobre a matéria”.

“Importantíssimo o reconhecimento e observância do piso salarial nacional pelos empregadores aos profissionais da Enfermagem, tão indispensáveis à prestação de serviços de saúde à sociedade”, observou a procuradora do Trabalho Myllena Alencar.

“Apesar das negociações não terem evoluído em vista da garantia dos postos de trabalho, houve o compromisso da Unimed quanto à implantação imediata dos novos pisos salariais para enfermeiros, técnicos e auxiliares. O MPT continuará monitorando o quadro, a fim de prevenir ou corrigir ilegalidades que porventura ocorram nesse processo”, ressaltou o procurador do Trabalho Paulo Germano.

 

Da Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Morre Vladimir Carvalho, paraibano de Itabaiana e ícone do cinema brasileiro

Na manhã desta quinta-feira (24), o cinema brasileiro perdeu uma de suas figuras mais proeminentes:…

24 de outubro de 2024

Pleno do TJPB aplica pena de aposentadoria compulsória a juiz investigado pelo Gaeco por favorecimento em sentenças

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, em sessão administrativa realizada na tarde desta…

24 de outubro de 2024

Botafogo-PB se prepara para a temporada 2025 com retorno de Danilo Mariotto e novas contratações

Às vésperas da eleição que deve reconduzir Roberto Burity à presidência e Pedro Magazine à…

24 de outubro de 2024

Família denuncia empresa de Plano de Saúde por romper contrato de criança autista de 13 anos em CG de forma unilateral

É inegável que pessoas autistas enfrentam desafios únicos em relação à sua saúde. Ter um…

24 de outubro de 2024

Galdino reitera apoio a Tião Gomes para vaga de Conselheiro do TCE: “Tem minha preferência”

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, manifestou seu apoio incondicional ao…

24 de outubro de 2024

Recém eleita, prefeita de Conde anuncia reforma administrativa para janeiro

A  prefeita reeleita de Conde, Karla Pimentel, anunciou nesta quinta-feira (24) que realizará uma reforma…

24 de outubro de 2024