Representantes da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), se reuniram, nesta segunda-feira (29), com a gerente executiva da Defesa Agropecuária do Estado (Sedap), Girlene Alencar, para definir ações em relação ao monitoramento da morte de aves silvestres no litoral da Paraíba. Além do secretário executivo da Semam, Djalma Castro, também participaram do encontro o diretor da Divisão de Estudos e Pesquisas (Diep) da Semam, Sérgio Chaves, e Paulo Maia, assessor técnico.
A Sedap é o órgão do Governo do Estado responsável por acompanhar e monitorar a ocorrência da morte de aves silvestres, fazendo coleta e análise de material encontrado. Segundo a gerente executiva, Girlene Alencar, foi informada à Sedap a ocorrência da morte de cinco aves silvestres no litoral de Cabedelo. Girlene informou ainda que as cinco aves encontradas mortas não têm o vírus da Influenza.
Djalma Castro, secretário executivo de Meio Ambiente de João Pessoa, informou que os técnicos da Diep estão disponíveis para colaborar com a Sedap no acompanhamento da ocorrência de aves mortas no litoral paraibano. “Nossas equipes de biólogos e veterinários já estão cientes do problema, atentos para informar à Sedap sobre qualquer ocorrência e ficamos gratos pela possibilidade de atuar em parceria com o Governo do Estado”, destacou.
Nesta terça-feira (30) os técnicos da Semam vão participar da reunião na Superintendência Federal de Agricultura, com representantes de órgãos ambientais das prefeituras das cidades do litoral, bem como outros órgãos de defesa sanitária e saúde. O diretor da Diep, Sérgio Chaves, destacou que biólogos e veterinários da Semam já estão cientes dos procedimentos. “Nosso corpo técnico está em alerta, em sintonia com a Sedap, atentos para os procedimentos de monitoramento”.
Na reunião desta terça-feira serão passados diversos informes, com o objetivo de padronizar as ações de monitoramento de possíveis ocorrências de mortes de aves silvestres no litoral. A Sedap disponibiliza o telefone (83) 99317-2216 para que a população informe sobre a ocorrência de mortes de aves. A Paraíba é um estado isento de gripe aviária, mas é preciso manter os cuidados. A transmissão entre animais se dá pelas fezes, de ave para ave, mas quem encontrar aves mortas não deve tocar nos animais e informar imediatamente sobre a ocorrência no telefone da Sedap. Ainda como medidas de prevenção, estão suspensas feiras e exposições de aves.
PB Agora
O deputado estadual Tião Gomes (PSB) confirmou, nesta terça-feira (26), que cumpriu sua missão na…
Bruno Roberto, filho do deputado federal e presidente do PL na Paraíba, Wellington Roberto, desmentiu…
O número de reclamações contra a Unimed João Pessoa tem crescido significativamente nos últimos meses,…
O deputado estadual Felipe Leitão (PSD) foi eleito nesta terça-feira (26) vice-presidente da Assembleia Legislativa…
Na sessão desta terça-feira (26), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou a eleição da…
O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) admitiu, nesta terça-feira (26), a possibilidade de disputar…