Perante a grande concorrência do mundo online, os espaços de e-commerce necessitam de se adaptar para garantir a conquista dos seus públicos. Venha conhecer as melhores dicas para conseguir aumentar as suas vendas.
O e-commerce encontra cada vez mais, na Internet, as ferramentas que garantem o seu sucesso e o encontro entre a marca e o cliente.
No momento de abrir um negócio digital, ainda assim, você precisa compreender que está entrando num mercado com muita competição e onde as estratégias podem fazer a diferença entre o sucesso e a falha.
Dados lançados pelo SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – indicam que 60% das empresas online do Brasil entra em falência no primeiro ano e que este número ascende para 80% quando se considera o primeiro ano e meio.
Existem muitos aspetos a considerar para garantir que se aumentam as vendas de um espaço de e-commerce, incluindo os conhecimentos sobre content marketing, sobre Web design e sobre escrita para SEO. Além disso, garantir o encontro com os melhores parceiros também é fundamental, sendo benéfico trabalhar com empresas que disponibilizam os serviços que garantem que a empresa tem uma identidade forte e uma gestão logística apropriada. A venda online com Oberlo é exemplo disto mesmo.
O desenvolvimento das melhores estratégias pode ser conseguido seguindo dicas relativamente simples, que garantem a melhoria do site e garantem o interesse do público-alvo. Venha conhecer as dicas essenciais para melhorar as vendas online.
Pense como quer estruturar o negócio
Se não pode fazer um grande investimento inicial ou se não tem tempo para todas as questões relacionadas com a gestão logística, o melhor será optar por sistemas como o Dropshipping, onde estas questões ficam salvaguardadas.
Parceiros como o Oberlo podem ajudar neste processo e fazer com que consiga fazer as suas vendas online, sem as preocupações logísticas.
Tenha atenção aos conteúdos
Os conteúdos de um site são determinantes para o sucesso de uma loja online e, por isso, o marketing de conteúdos torna-se fundamental para obter os resultados pretendidos.
Considere aspetos como a linguagem e oriente a sua escrita para o cliente que tem em mente. Ter o público-alvo no centro da atenção é fulcral para uma boa comunicação com o mesmo.
Procure ainda evitar frases muito longas ou confusas e tenha atenção a erros gramaticais ou ortográficos.
Aposte na publicidade
A promoção do espaço é importante e este é um investimento que pode ser fundamental para garantir que a sua loja permeia o mercado e se destaca das demais.
Aproveite os anúncios da Google e da mídia social para melhorar o posicionamento da loja, principalmente em épocas chave, como o Natal.
Faça cruzamento nas vendas
Estar atento aos utilizadores e garantir uma navegação simples e adaptada a cada um é importante.
Assim, poderá criar um site que garanta o cruzamento de vendas, isto é, que gere sugestões personalizadas consoante as pesquisas de cada utilizador. Além de criar uma sensação de atendimento personalizado, isto aumentará o potencial de vendas de maior valor.
Tenha atenção ao design
A forma como o site é apresentado é muito importante para o cliente. Se o site for demasiado lento, demasiado confuso ou muito pouco apelativo, a reação do cliente aos seus clientes não será tão positiva quanto deseja.
Neste sentido, a otimização do tempo de carregamento torna-se fulcral, mantendo em mente que cerca de 40% das pessoas não espera mais do que 3 segundos pelo carregamento de um site, havendo a necessidade de apostar em plataformas mais rápidas e dinâmicas e com o mínimo de redirecionamentos e plugins possível.
Além disso, é fundamental, nos nossos dias, que existam sites adaptados, também, aos celulares, pelo que vale a pena investir na versão mobile do seu site.
Tenha todos os termos e condições definidos e explanados
Os clientes privilegiam muito a confiança e, sem dúvida, um dos aspetos que garante esta relação é a exposição de termos e condições bem delineados, transparentes e acessíveis.
Garanta que explana de forma simples quais são os métodos para o pagamento e quais as políticas de troca e de devolução, bem como os tempos de entregas e eventuais custos de envio.
Mantenha o contacto com os clientes
A existência de emails ou chats de contacto, a apresentação de um contacto telefónico e até o espaço para críticas e comentários no próprio site permite a criação de estruturas de comunicação e transparência que despoletam sentimentos como a confiança e a familiaridade.
Manter as vias de comunicação abertas é muito importante para motivar as vendas online nos nossos dias.
Estude o setor em que a sua empresa se integra
Conhecer a concorrência, os seus produtos e os seus preços pode ajudar a melhorar a sua estratégia de ação.
Quanto melhor conhecer o mercado, mais fácil será saber como deve mover-se no seu seio.