À unanimidade de votos, a Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou, na sessão desta quarta-feira (2), projeto de autoria do deputado Cabo Gilberto concedendo ao médico Carneiro Arnaud a mais relevante comenda do Poder Legislativo: a Medalha Epitácio Pessoa.
Sobrinho do ex-senador Ruy Carneiro, ex-prefeito de João Pessoa e ex-deputado federal, Antônio Carneiro Arnaud também preside uma das instituições de saúde mais relevantes da Paraíba: a Fundação Napoleão Laureano, que administra um dos maiores e mais importantes hospitais do Estado, e que é uma referência no tratamento do câncer no Nordeste.
O Hospital Napoleão Laureano atende, diariamente, a centenas de pacientes portadores de câncer procedentes de todos os municípios da Paraíba e até de Estados vizinhos.
O trabalho do médico Carneiro Arnaud à frente da fundação e do Hospital Napoleão Laureano foi o argumento com o qual o deputado Cabo Gilberto fundamentou a sua propositura.
O homenageado
Nascido em Pombal – terra de Leandro Gomes de Barros e de Celso Furtado – Carneiro Arnaud é Filho de Chateaubriand de Souza Arnaud e Dalva Carneiro Arnaud.
Formado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1958), com especialização em Oncologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Cancerologia.
Fundador e presidente da Associação Paraibana de Hospitais (1968-1978) e da Sociedade Paraibana de Otorrinolaringologia e Broncoesofagologia, foi professor da Santa Casa de Misericórdia e da Universidade Federal da Paraíba, médico do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) e entre 1969 e 1979 foi diretor do Hospital do Câncer Napoleão Laureano e diretor-fundador da Clínica São Camilo.
Formou-se em Administração de Empresas (1975) pelo Instituto Paraibano de Educação (IPE). Seguiu carreira política mediante a influência de seu tio Rui Carneiro, a quem imitou na filiação ao MDB. Eleito deputado federal em 1978, migrou sucessivamente para o PP e para o PMDB sendo reeleito em 1982. Em 1985 foi eleito prefeito de João Pessoa.
Pavilhão
Recentemente, Carneiro Arnaud inaugurou o Pavilhão de Quimioterapia Ephygênio Barbosa da Silva, que vai duplicar a capacidade de atendimento do setor de quimioterapia do Hospital Napoleão Laureano.
Segundo o diretor-geral do Hospital, oncologista Thiago Lins Almeida, o Pavilhão de Quimioterapia está possibilitando um atendimento melhor para os pacientes, além de oferecer ainda mais serviços. “O Hospital Napoleão Laureano tem como seu foco a humanização do paciente”, comentou.
A inauguração foi prestigiada por autoridades e deputados que contribuíram com a realização da obra através de emendas parlamentares. O senador José Maranhão representou o Senado Federal, o deputado federal Ruy Carneiro, a Câmara dos Deputados, e o deputado estadual Cabo Gilberto, a Assembleia Legislativa da Paraíba. O ex-deputado Major Fábio também esteve presente.
O deputado federal Ruy Carneiro, maior doador de emendas parlamentares para a instituição, lembrou que costuma ouvir depoimentos de paraibanos quanto ao acolhimento que os pacientes do Hospital Napoleão Laureano recebem dos funcionários. “Esse hospital não teria o sucesso que tem se não tivesse os funcionários agindo com amor, com carinho, com todos aqueles que chegam aqui em situações indiscutivelmente difíceis. Essa humanização é extremamente importante para o tratamento de cada um”.
Wellington Farias
PB Agora
O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…
Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …
O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…
Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…
A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…
Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…