Assembleia lança campanha para mostrar exemplos de força das mulheres paraibanas

PUBLICIDADE

Lugar de mulher é onde ela quiser, não é verdade? Não para as mais de 3 mil mulheres vítimas de violência física só aqui na Paraíba, em 2021. Por isso, no Dia Internacional da Mulher, a Assembleia Legislativa (ALPB) decidiu comemorar de forma diferente: refletindo sobre combate ao machismo e igualdade de gênero.

Com a ajuda de mulheres que lutam, diariamente, para trilhar um caminho mais igualitário e construir espaços mais justos para outras mulheres, a Sessão Especial do Dia Internacional da Mulher da ALPB também apresentou a campanha Paraíba, Mulheres de Força.

“Essa é uma campanha extraordinária que a Assembleia está promovendo para que a gente possa evidenciar, um pouco, de milhões de mulheres anônimas que fazem a Paraíba acontecer, mesmo longe do Poder Público, cuidando da casa, dos filhos, do marido, do trabalho e da vida. É para essas mulheres que eu falo; é dessas mulheres que precisamos cuidar”, comentou a deputada Pollyanna Dutra, que presidiu a sessão especial.

A iniciativa tem como objetivo destacar a força da mulher paraibana através de histórias de personagens reais, mulheres da terra, de força, que lutam por uma vida melhor para elas e pelo coletivo.

Um site será lançado em breve onde essas histórias poderão ser contadas para que cada cidadã ou cidadão possa conhecer e votar na história que mais lhe inspirar. Até junho, as histórias mais votadas e analisadas por uma curadoria, que será formada pela ALPB, serão premiadas.

Para a embaixatriz da campanha, a atriz Mayana Neiva, a iniciativa é uma oportunidade de mostrar diversas mulheres protagonistas de histórias reais e lutas genuínas. “Vamos olhar para essas mulheres, andar pela Paraíba toda e trazer essas narrativas para onde elas têm que estar. Que aqui, na Casa do povo, operando transformações no Estado. Para que a Paraíba pare de ser líder em violência doméstica, feminicídio, e para que a gente tenha vez e voz”, ressaltou Mayana Neiva.

Reflexões

A Sessão Especial contou com a participação de diversas mulheres referências na luta pela igualdade de gênero na Paraíba: Maria Goretti Pedrosa, presidente da Associação Promocional do Poder Legislativo (APPL); Mayana Neiva, atriz e embaixatriz da campanha; Micheline de Oliveira, juíza auxiliar da vice-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba; Madalena Abrantes, sub-defensora pública; Rafaela Brandão, vice-presidente da OAB; Elísia Virgínia, vice-presidente da Câmara Municipal de João Pessoa; Nena Martins, secretária Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres.

Contou, ainda, com a participação da diretora Presidente da Empresa Paraibana de Comunicação S/A (EPC), Naná Garcez; Amanda Virgínia, represente da Frente de Apoio à Habitação Popular; além dos deputados Chió e Cabo Gilberto, que secretariou os trabalhos.

“Eu sou a única representante da Câmara Municipal de João Pessoa. Fico triste com isso. Em Campina, somos 7 representantes”, lamentou Elísia Virgínia, antes de ser complementada pela sub-defensora pública, Madalena Abrantes: “O Dia Internacional da Mulher é um dia político, que se comemora a rotina árdua de nós, mulheres. Nós precisamos lutar por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes, mas totalmente livres”.

“Hoje, sem dúvida, foi o dia mais importante desta Casa. Não teve nenhuma sessão, até hoje, tão rica, tão oportuna, tão importante para a Paraíba”, finalizou Pollyanna Dutra.

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Homem é socorrido após afogamento na praia do Bessa, em João Pessoa

Um homem foi resgatado desacordado após se afogar na tarde deste domingo (17) na praia…

17 de novembro de 2024

Capotamento de carro na BR-230, em Santa Rita, deixa duas pessoas feridas

Duas pessoas ficaram feridas na tarde deste domingo (17), após um carro capotar na BR-230,…

17 de novembro de 2024

Duplo homicídio na Zona Sul de João Pessoa deixa adolescente entre as vítimas

Na noite deste sábado (16), o bairro de Gramame, na região do Colinas do Sul,…

17 de novembro de 2024

Governador em exercício Adriano Galdino visita Cagepa de Campina Grande para discutir abastecimento de água

Na manhã desta segunda-feira (18), o governador em exercício da Paraíba, Adriano Galdino, realizará uma…

17 de novembro de 2024

Casa de autor de atentado no STF é destruída por incêndio em Santa Catarina

A casa onde morava Francisco Wanderley Luiz, conhecido como "Tiu França", foi parcialmente destruída por…

17 de novembro de 2024

Paraíba conquista mais duas medalhas de bronze nos Jogos da Juventude 2024, que acontecem em JP

A Paraíba subiu ao pódio, neste sábado (16) e agora totaliza três medalhas nos Jogos…

17 de novembro de 2024