Em uma iniciativa inédita, que marca um passo importante na reeducação de pessoas privadas de liberdade, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) doou, nesta quarta-feira (14), 60 tablets para a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). Os dispositivos, que estavam em desuso na Assembleia, estão em perfeito estado de conservação e funcionamento. Na ocasião, já foram entregues 10 unidades do equipamento ao Presídio Feminino Júlia Maranhão, em João Pessoa.
A ação – que faz parte da campanha “Rompa o Ciclo da Violência”, liderado pela Casa de Epitácio Pessoa – busca auxiliar na capacitação das detentas e oferecer uma oportunidade de reintegração social por meio da educação. O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, expressou sua satisfação com a iniciativa, destacando o impacto positivo que a doação terá na vida das mulheres privadas de liberdade.
“Pois é, a Assembleia da Paraíba se sente muito feliz e satisfeita e nesse momento está contribuindo para a reeducação das mulheres privadas de liberdade, que estão lá no Júlia Maranhão. A iniciativa foi pensada pelos deputados da Casa e os equipamentos serão entregues pelo secretário João Alves. Assim, esperamos contribuir para que cada vez mais possamos ter um sistema mais humano, mais cristão e um mundo melhor, mais justo para todos”, declarou Galdino.
O secretário de Administração Penitenciária, João Alves, também ressaltou a importância da doação, agradecendo à Assembleia pela sensibilidade com a educação no sistema prisional. “Eu quero, na função de secretário, agradecer essa doação dos tablets, que irá servir muito nos tempos de aula. Esse gesto da Assembleia Legislativa da Paraíba é uma representação muito forte da preocupação do legislativo com a educação no sistema prisional”, afirmou Alves.
A deputada Camila Toscano – presidente da Comissão dos Direitos da Mulher na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e presidente da Rede de Mulheres das Américas – também destacou a importância da doação e como a visita ao presídio revelou a necessidade de mais recursos para as detentas. “Nós estivemos no presídio, em março deste ano, e a diretora nos disse que já existem alunas fazendo cursos, inclusive uma delas participou de um concurso de redação. No entanto, o número de participantes não é maior, justamente, pela falta de equipamentos. Falamos com o presidente, que se sensibilizou com a causa, e fez essa doação dos tablets para o presídio. Tenho certeza que isso vai ajudar muito na reeducação das mulheres, que é uma das funções sociais do Poder Legislativo”, ressaltou a deputada.
“Agradeço pela sensibilidade em ceder esses equipamentos para a educação das nossas internas, agradeço à deputada Camila, que fez a visita com sua equipe e demais deputados. Eles viram, perceberam e tiveram a sensibilidade de enxergar que é preciso oportunizar, é preciso dar amor para essas pessoas que necessitam de uma nova oportunidade”, agradeceu a diretora do Presídio, Cinthya Almeida.
Empoderamento e conscientização
A Assembleia Legislativa da Paraíba tem liderado uma série de iniciativas sociais, com foco no desenvolvimento social do estado, especialmente de grupos mais vulneráveis. Durante os festejos carnavalescos, a Casa foi responsável pela campanha “Não é não”, conscientizando a população sobre a importância do respeito à mulher e das denúncias de abusos e agressões. A iniciativa contou, também, com ações focadas no combate ao racismo e à homofobia.
Com foco na proximidade entre o Poder Legislativo e a sociedade, a ALPB tem como estratégia principal empoderar a população paraibana e, assim, alavancar a implantação de iniciativas sociais e mudanças de comportamento.
A Assembleia Legislativa da Paraíba já foi responsável por mais de mil leis em favor das minorias sociais. Entre elas, a lei 12.724, sancionada em 2023, que tornou obrigatória a campanha contra assédio sexual “Não é Não” em eventos na Paraíba, realizados e/ou que tenham patrocínio do Governo do Estado. Além de materiais educativos, pessoas treinadas contra o assédio devem estar presentes nos eventos para receber denúncias de importunação sexual.
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…