A história conta que João Pessoa nasceu no rio e se desenvolveu em direção ao mar. Ao longo dos seus 436 anos, a cidade também expandiu seus limites para outras regiões e aumentou consideravelmente a população. Quem apresenta essa visão ao longo do tempo é o Atlas Filipeia – ferramenta criada pela Prefeitura que, além de permitir o acesso de qualquer pessoas a arquivos de dados geográficos, mapas dinâmicos e imagens úteis em tarefas escolares, está sendo decisiva para a formulação de políticas públicas para a Capital.
Desde o calçamento de ruas, construção de escolas, equipamentos públicos de lazer, saúde, até obras mais estruturantes como de mobilidade urbana, o Atlas Filipéia reúne um apanhado de informações produzidas por todas as secretarias municipais para auxiliar a Prefeitura para onde deverão ser investidos os recursos que atendam as necessidades da cidade e sua população, sem o desperdício de dinheiro público.
Nessa perspectiva, a Zona Sul é a região que apresenta maior crescimento na Capital – numa evolução percebida pela ferramenta a partir do ano de 1994, como observa Jordana Coimbra, do setor de Geoprocessamento da Secretaria de Planejamento (Seplan). “O desenho da cidade mostra isso – a cidade cresceu para a Zona Sul e é onde tem área disponível para continuar crescendo horizontalmente, com condomínios fechados e conjuntos habitacionais”, explicou.
Confira a ferramenta aqui
Da Redação com Assessoria
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…