O município de Lucena recebeu, na segunda-feira (10), a equipe especializada em Cidadania e Direitos Humanos para a realização da audiência sobre acessibilidade e empréstimos consignados para idosos. Compareceram ao evento autoridades locais, membros dos conselhos de direitos, representantes da sociedade civil.
A promotora da Comarca de Lucena Rosa Cristina de Carvalho enfatizou a integração dos órgãos governamentais e não governamentais ressaltando o empenho do Ministério Público na proteção às pessoas com deficiências e aos idosos. Durante a audiência, foi realizada uma exposição de fotos das barreiras arquitetônicas encontradas no município pelos técnicos do Crea-PB.
O promotor Herbert Carvalho, que coordena a equipe, esclareceu que deve ser implementada política pública no sentido de conscientizar os idosos do objetivo do empréstimo consignado, bem como a forma de fiscalizar as irregularidades. Já o promotor Valberto Lira, que também coordena a equipe, enfatizou a responsabilidade do poder público e da sociedade civil na defesa dos seus direitos e ainda expôs as medidas que estão sendo implementadas na Comarca de João Pessoa em favor da pessoa idosa.
O prefeito de Lucena Antônio Mendonça disse que vai se reunir com o secretariado para intensificar as reformas necessárias para garantir acessibilidade dos prédios públicos. A promotora de Lucena encerrou a audiência conclamando o poder público para a instalação dos Conselhos Municipais do Idoso e da Pessoa com Deficiência.
Assessoria