Categorias: Paraíba

Aumento do preço dos insumos impacta produção de etanol, diz Sindalcool-PB

PUBLICIDADE

A indústria brasileira, como um todo, sofre com o aumento dos preços de insumos desde o ano passado. Os elementos essenciais para o cultivo da cana-de-açúcar também tiveram reajustes. Por isso, o aumento do preço de adubos e fertilizantes vêm sofrendo impactos que poderão atingir as próximas safras, diz o Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool-PB). A previsão acontece devido à dinâmica instável do preço destes produtos e também das constantes altas do petróleo.

“Os custos no campo e na indústria vêm mantendo elevação em todos os insumos, a tendência de alta se acentuou a partir de março. Agora, com a desvalorização do real em 106% frente ao dólar e com a crise energética na China, a redução de oferta de fertilizantes nitrogenados, e ainda fosfatos e potássio, colocam a produção agrícola em alerta máximo”, diz o presidente do Sindalcool-PB, Edmundo Barbosa.

Para enfrentar a situação, as usinas estão reaproveitando resíduos orgânicos e produzindo fertilizantes. “Algumas empresas de adubos se fundiram, limitando ainda mais a oferta e competição. Nessas condições, hoje, as usinas buscam produzir seus fertilizantes através de palha, resíduos orgânicos, rochas moídas, como a vermiculita, e outros minerais como o gesso agrícola, que podem ser encontrados na região. Muitos resíduos ricos em carbono e micro nutrientes, que iriam para aterros sanitários, podem ser aproveitados desse modo após o processo de compostagem”, afirma Edmundo.

O executivo ainda explica como a indústria de açúcar e etanol da Paraíba está lidando com as condições adversas. “Tempos difíceis, pandemias e crises trazem novas soluções e maior crescimento. É preciso saber conservar a perseverança e a paciência. O etanol é um produto biológico e depende de solo, clima e dos insumos agrícolas. Temos muito Sol e poucas chuvas, isto é bem conhecido, agora a elevação de custos maior que 156% dos preços do aço, ureia, diesel e tornam os preços do etanol mais elevados. E podem tornar as cidades mais poluídas. Em Pequim, na China, o aumento da produção de carvão para suprir a crise energética deve gerar muito mais poluição. Essas circunstâncias de produção infinita e meio ambiente com restauração natural tem se mostrado inviável. São lições a serem aprendidas. O Brasil tem hoje ganhos na saúde coletiva com a atual mistura de 27% de etanol na gasolina bruta para evitar gases poluentes ”, destaca Barbosa.

Os principais insumos no cultivo da cana, de forma geral, são fertilizantes, defensivos, diesel, frete, serviços, peças e custos de manutenção.

Os aumentos dos preços dos fertilizantes foram motivados, principalmente, por reações do mercado a informações de que a China, país que detém algumas matérias-primas exclusivas, sinaliza redução ou paralisação das exportações de fertilizantes, o que acarretaram em aumentos do preço desses produtos, que já se refletem desde meados de março em algumas partes do mundo, inclusive no Brasil.

O preço do petróleo também é considerado um “vilão” para o aumento do preço dos insumos. Com a sequência de altas, que acontece desde o início do ano, o barril de petróleo Brent já ultrapassou os US$ 80. Esses aumentos impactam em todas as outras commodities.

Segundo o Sindalcool-PB, o impacto no preço do gás natural – que reflete diretamente sobre os nitrogenados – tem como consequência o aumento do preço da amônia e da ureia, que entram na composição dos adubos nitrogenados. Fósforo e Potássio são importados do Marrocos e da Rússia.

Na questão dos adubos, o Brasil produz apenas 13% do consumo. Cerca de 87% é o volume de importações.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024