A assinatura do contrato para instalação do Centro Administrativo do Poder Legislativo Estadual, pelo presidente da Casa de Epitácio Pessoa, deputado Gervásio Maia, foi prestigiada por diversas autoridades e personalidades paraibanas. A solenidade aconteceu, nesta terça-feira (30), no Paraíba Palace, localizado no Ponto de Cem Réis, Centro Histórico da capital paraibana.
O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro André Carlo Torres Pontes, explicou o papel do Tribunal no processo de locação do Paraíba Palace Hotel pela Assembleia Legislativa. “O presidente Gervásio Maia concretizou essa atividade do Tribunal ao submeter previamente todo o procedimento de contratação antes de celebrar o contrato e isto trouxe à gestão dele uma maior segurança em poder agora consolidar a assinatura do contrato e trazer para este ambiente o Centro Administrativo Legislativo. Esse equipamento que vai trazer melhores condições de trabalho, revitalização social, econômica, fiscal e ambiental”, disse.
Para o presidente da Academia Paraibana de Letras, e presidente da Fundação Casa de José Américo, Damião Ramos Cavalcanti, a ocupação do Paraíba Palace Hotel é um resgate histórico. “O Paraíba Palace agora se sublima, vem ser a Assembleia Legislativa, um dos Poderes constituídos do Estado, e esse é um gesto altamente significativo na história do patrimônio, tomado pelo presidente Gervásio Maia”, ressaltou.
O jornalista e escritor Gonzaga Rodrigues destacou a importância da revitalização do Paraíba Palace. “É um passo importante, um marco decisivo que a Assembleia Legislativa pode cravar, partindo daí outros usos e valorizações de prédios antigos no Ponto de Cem Réis. Acho então muito importante essa iniciativa da Assembleia Legislativa, liderada por Gervásio Maia, para revalorizar o parlatório central da capital da Paraíba, que é o Ponto Cem Réis”, comentou.
O jornalista, escritor e ativista cultural, Willys Leal, afirmou que a ocupação do Paraíba Palace é uma maneira de exaltar a cultura e beleza paraibana. “Os anexos da Assembleia Legislativa estão sendo instalados em um prédio que tem valor histórico e isto é uma coisa muito significativa, não só preservou a Praça dos Três Poderes mas motivou, criou as condições para trazer ao Centro Histórico a sua grandeza O Palace sempre foi uma referência, não só como hotelaria, mas também como arquitetura. Ainda hoje é um símbolo da modernidade da Paraíba implantada pelo presidente João Pessoa”, destacou.
O proprietário do Paraíba Palace Hotel, empresário Hermano Targino, observou que a iniciativa do presidente Gervásio Maia é uma forma de contemplar a sociedade e os servidores do Legislativo. “Foi uma sensibilidade muito grande do presidente Gervásio Maia porque isto aqui faz parte do Centro Histórico e talvez um dos prédios mais belos da Paraíba e ele teve a idéia, a ousadia de devolver cinco prédios alugados e centralizar todos os serviços administrativos da Assembleia, além de reformar o Plenário do Poder Legislativo. Temos certeza que o presidente está prestando um grande serviço aos servidores, aos deputados e aos usuários”, pontuou.
Redação com ALPB