Em contagem regressiva para o segundo turno marcado para 30 de outubro, os candidatos ao Governo da Paraíba, João Azevedo (PSB), e Pedro Cunha Lima (PSDB), têm colecionado apoios na corrida pelo Palácio da Redenção. Esta semana, o socialista e o tucano, conquistaram o apoio de vários prefeitos, ex gestores, vereadores, deputados e outras lideranças políticas de várias regiões do Estado. E exibiram com orgulho, fotos da conquista.
Candidato à reeleição, o governador João Azevedo, passou a semana recebendo apoios de cidades do Agreste, Sertão, Litoral, Brejo, Cariri e Curimataú. A campanha do socialista também foi fortalecida com a confirmação do apoio do Republicanos, presidido no Estado, por Hugo Motta, o deputado federal mais votado no estado nas eleições deste ano.
A legenda também conta com o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Adriano Galdino, que foi o campeão de votos este ano. Entre os apoios que reforçaram a campanha do socialista, está o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT).
O deputado estadual Jeová Campos também declarou apoio a João Azevêdo no segundo turno. Aliado e suplente de Ricardo Coutinho na candidatura ao Senado, Jeová declarou nas suas redes sociais, que seguirá a orientação do seu partido, o PT, que já declarou apoio a reeleição de João, seguindo a adesão da direção nacional.
Em contrapartida, e buscando “minar” o território adversário, o candidato do PSDB Pedro Cunha Lima, também recebeu várias adesões, o que fortaleceu a sua campanha. A principal delas foi a do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), que terminou em terceiro lugar no primeiro turno com 373.511 votos. Veneziano aliás, está em campo na campanha, tentando arregimentar apoios para Pedro e transferir os votos de seus aliados para o tucano.
Pedro também conquistou outros apoios importantes na corrida pelo Palácio da Redenção, a exemplo do deputado Buba Germano (PSB).
Outro aliado histórico do governador João Azevedo, o ex-deputado e ex-prefeito de Areia de Baraúnas, Antônio Mineral, também anunciou que neste 2° turno vai apoiar a candidatura de Pedro Cunha Lima.
Propostas de João
Além da busca por aliados, João e Pedro têm intensificado a campanha e focado nas apresentações de propostas. Saúde, cultura, esporte, turismo, geração de emprego, entre outros temas, têm preenchido a agenda dos candidatos, nas entrevistas, encontros e no guia eleitoral.
No combate à fome, João Azevêdo se compromete a ampliar ações de combate à fome na Paraíba.
“Nós estamos com um programa que fornece um milhão e trezentos e doze mil refeições ao preço de R$ 1, o programa ‘Tá na Mesa’. O programa de restaurantes populares que hoje já atinge 158 municípios, a nossa intenção, a nossa proposta é levar para os 223 municipios”, disse ele.
O candidato do PSB ao Governo da Paraíba também destacou o incentivo à cultura.
“Nós fizemos a entrega e a restauração total do Teatro Santa Catarina, em Cabedelo, nós implantamos um espaço que é o Memorial Abelardo da Hora, no Espaço Cultural em João Pessoa, nós implantamos o Museu de João Pessoa, reformamos o Museu do Artesanato e da Casa Popular, o Museu da Polícia Militar. Além do apoio a 16 festivais de cinema que nós fizemos por toda a Paraíba e vai coroar todo esse trabalho com o trabalho já iniciado agora no Palácio da Redenção, que nós vamos transformá-lo no grande Museu da Paraíba “, concluiu.
O candidato também prometeu concluir o Lote 2 do Canal Acauã-Araçagi, para atender a zona rural e os assentamentos.
“Nós tivemos condições de fazer através de um projeto de engenharia muito bem feito, chegar mais próximos dessas comunidades. E estamos estabelecendo agora as regras de funcionamento. Mas, no próximo ano, essa obra passará efetivamente a ser utilizada não só pela população rural, mas pela população urbana”, declarou.
Na área de saúde, João Azevêdo prometeu implantar prontuário eletrônico na rede de saúde da Paraíba.
“Eu quero o prontuário eletrônico interligado em todos os hospitais pra quando o cidadão entrar no hospital, digitar o CPF dele, você ter todo o histórico da saúde dele. Os exames que ele fez recentemente, porque ele pode ter um atendimento 15, 20 dias depois, e o que é que acontece no hospital? Você refaz todos os exames. Se você tiver o prontuário, você vai ter uma redução de custo”, disse.
Propostas de Pedro
Com foco na educação, Pedro Cunha Lima garantiu que, se eleito,vai valorizar leitura e educação na Paraíba.
“O que mais me motiva é oferecer à Paraíba, a partir do ano que vem, o governo da educação. Não fosse uma vontade de oferecer a cada paraibano uma oportunidade de acesso ao conhecimento de apontar um caminho através da educação. Então, vamos valorizar os espaços de leitura, as nossas escolas, campanhas de conscientização, estimular as famílias para incentivar o filho a ler um livro, enfim, a gente vai ter uma postura muito presente no que diz respeito à valorização da leitura e da educação”, disse ele.
Pedro Cunha Lima disse ainda que aposta no modelo do Ceará para melhorar a educação da Paraíba.
“O Ceará tem uma política muito eficiente e fundamental no combate à desigualdade, que é o Programa de Alfabetização da Idade Certa. Lá, o ICMS, a repartição do ICMS entre municípios, acontece a partir do resultado que cada prefeitura entrega em termos de alfabetização na idade certa. Tem formação de professor do 2º ano, tem bonificação das escolas que apresentam melhor resultado. Essas escolas que estão apresentando melhor resultado são estimuladas a ajudar aquelas que não estão conseguindo. Tem abertura de vaga de creche”, afirmou.
O candidato do PSDB ao Governo da Paraíba também se comprometeu com a valorização do esporte.
“A gente vai ampliar esse orçamento para valorizar nossos atletas, valorizar o atleta profissional, mas também o esporte amador, fortalecendo equipamentos permitindo espaços de esporte e de lazer, atrelando à educação. Haverá um olhar muito sensível a essa área que distancia crianças e jovens do mundo das drogas, que permite um espaço de acolhimento. É fundamental ter uma postura do Governo do Estado mais assertiva nesse universo”, concluiu.
O candidato também disse quais investimentos devem ser prioridade na área turística.
“A gente precisa elencar prioridades como a requalificação do Centro Histórico aqui em João Pessoa. Uma divulgação maior do Maior São João do Mundo, em Campina Grande, entre tantas outras atrações e a formação de uma mão de obra qualificada para poder dar eficiência também. Então a gente vê uma grande oportunidade de desenvolvimento, de geração de emprego, geração de riqueza para que a Paraíba cresça como merece”, declarou.
Ele também prometeu reduzir a quantidade de secretarias existentes no governo do estado, caso seja eleito no 2º turno das Eleições 2022.
Nas eleições deste ano, o governador João Azevedo terminou 1º turno em primeiro lugar com 39,65% dos votos, enquanto Pedro Cunha Lima teve 23,90% dos votos. O socialista recebeu 863.174 votos, enquanto que o tucano conquistou 520.155 dos votos.
Severino Lopes
PB Agora
O encontro da oposição nessa segunda-feira (23) reuniu figuras dos mais variados espectros políticos em…
A Prefeitura de João Pessoa e sua Fundação Cultural (Funjope) estão apoiando a realização do…
Num trabalho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sede), a Prefeitura Municipal de Campina Grande…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), reeleito para governar a capital paraibana de…
Na véspera de Natal, o governador da Paraíba, João Azevêdo, usou suas redes sociais para…
O Terminal Rodoviário de João Pessoa se prepara para um aumento de 7,5% no fluxo…