Avenida Liberdade será fechada na tarde deste sábado para obras da duplicação da BR-101 Sul
O Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre da Paraíba (Dnit/PB) e o 2º Batalhão de Engenharia de Construção tiveram que modificar o calendário de obras para a duplicação da BR-101 Sul.
Atualmente, estão sendo içadas vigas de concreto para a construção de pontes, ao longo do trecho da rodovia no lote 05. Um dos veículos que realiza o trabalho para o içamento, de origem na cidade de Recife, apresentou problemas técnicos, e o calendário de obras teve que ser atrasado em alguns dias.
Para o transporte do material de cerca de 20 toneladas e 25 metros, do local onde são depositados até a obra de fato, é necessário o desvio de alguns trechos, o que pode ocasionar pequenos congestionamentos.
“O serviço é especializado e tem que ser cauteloso. É lento, tem que ser um trabalho calmo.”, explica a tenente Erizângela Barbosa, responsável pelas obras.
Na tarde deste sábado, dia 16, a principal avenida do município de Bayeux, a Liberdade, localizada a 9km da Capital deve ser fechada e será realizado desvio por vias laterais.
O transporte das vigas ocorrerá para as obras da ponte na comunidade Beira Molhada. Quem precisar trafegar na avenida, deverá redobrar a atenção. Quanto à linha férrea, não há problemas, pois o içamento de vigas de concreto deve ocorrer durante o período em que o trem não percorre os trilhos. “Vai ter sinalização. A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa e o órgão gestor do trânsito de Bayeux estão junto com a gente porque qualquer transtorno a gente vai solucionar.”
Nesta sexta-feira, dia 15, foram içados, no trecho do Rio Mumbaba, quatro das vigas de 20 toneladas e 25 metros, e neste sábado pela manhã, mais três serão colocadas. Na terça-feira, as obras serão próximas ao povoado Cabana, para a construção de uma passarela. Segundo a tenente, os motoristas não precisam se preocupar à toa. “Não vai ter transtorno nenhum. Onde tiver desvio, vai ser solucionado pelo Dnit”, explicou.
O Norte