Mobilidade urbana, Canal de Bodocongó e Sistema Adutor da Borborema. Esses foram alguns dos pontos discutidos e que vão receber emendas coletivas da bancada federal da Paraíba, do Orçamento Geral da União (OGU) para 2015. A reunião entre os deputados federais, senador, prefeitos paraibanos e representantes de entidades ocorreu, nesta terça-feira (16), na Câmara Federal, em Brasília.
As emendas definidas pela bancada serão entregues à Comissão Mista de Orçamento (CMO) pelo coordenador da bancada paraibana, o deputado federal Wilson Filho (PTB). O valor total solicitado pela bancada, composta por três senadores e dez deputados federais, ainda não foi revelado.
Segundo Wilson Filho, as emendas parlamentares obedecem a dois níveis de intervenção: as emendas individuais, que podem atingir um máximo de 25 emendas por parlamentar, e as emendas coletivas. “Cada parlamentar tem direito a pouco mais de R$ 16 milhões, desse valor, 50% tem que ser destinados para a área da saúde”, explicou.
O Coordenador da bancada destacou a atuação positiva de todos os parlamentares na construção de um entendimento que definisse as prioridades para o Estado. “A bancada da Paraíba deu uma demonstração de maturidade e coesão na defesa de projetos estruturantes e criou uma metodologia positiva para apresentar coletivamente emendas que são essenciais para o nosso Estado”, comemorou Wilson Filho.
A partir de agora, caberá aos relatores setoriais de cada área temática do Orçamento emitir pareceres sobre a aprovação das emendas. Além de Wilson Filho, integram a bancada os deputados federais Nilda Gondim (PMDB), Wellington Roberto (PR), Major Fábio (PROS), Hugo Motta (PMDB), Damião Feliciano (PDT), Luiz Couto (PT), Efraim Filho (DEM) e Ruy Carneiro (PSDB). Dos três senadores, apenas Cássio Cunha Lima (PSDB) participou do encontro. Também estiverem presentes representantes da UFPB, PRF, MPT, UFPB e IFPB.
Redação com Assessoria