A Paraíba o tempo todo  |

Bancada se reúne com ministro da Agricultura para tratar de ações que amenizem efeitos da seca

Bancada se reúne com ministro da Agricultura para tratar de ações que amenizem efeitos da seca nos municípios da PB

O deputado Manoel Junior (PMDB-PB), acompanhado da Bancada da Paraíba se reúne nesta terça-feira, 21, em Brasília, às 17h, com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho para discutir alternativas para amenizar os efeitos da seca que assola os municípios paraibanos.

Como coordenador da Bancada, Manoel Junior está trabalhando de forma ativa no Congresso Nacional e junto ao Governo Federal para sensibilizar os poderes legislativo e executivo para que sejam tomadas ações que efetivamente amenizem o sofrimento do povo paraibano, em decorrência da longa estiagem que assola a Paraíba.

O parlamentar que tem levantado a voz em defesa dos pequenos produtores alertou que a seca que assola o Nordeste, em especial a Paraíba, já se tornou umas das piores da história.

Diante do quadro se agravando, o peemedebista destacou a necessidade de garantir ao produtor rural o abastecimento de água para a manutenção de pequenas criações de animais; excluir, dos saldos devedores de financiamentos rurais, multas por atraso e quaisquer encargos de inadimplência; conceder, nos financiamentos rurais, rebates sobre as parcelas em atraso e sobre as vincendas em 2012 e em 2013, bem como, garantir à população carente auxílio financeiro no sentido da complementação da renda familiar, de modo a viabilizar a aquisição de alimentos.

Problemas na distribuição de sementes destinadas aos produtores cadastrados no programa Balcão da CONAB também estará em pauta na reunião. Segundo o deputado Hugo Motta, a principal destinação do milho é para alimentação dos rebanhos, mas algumas falhas na logística, estão impedindo a distribuição igualitária entre os beneficiários.

Segundo Manoel Junior, é preciso tomar medidas urgentes para minimizar o sofrimento em decorrência da seca prolongada e fazer com que o pequeno agricultor permaneça no meio rural.

“Esta é uma das piores secas da história e por isso, é preciso agir o mais rápido possível para salvar os agricultores familiares e os pequenos produtores rurais que ainda conseguem permanecer no campo”, defendeu o parlamentar. “Tem muita gente indo embora para os grandes centros urbanos, fechando as casas, porque carecem de água, de alimentos e os animais não estão resistindo em decorrência da estiagem prolongada”, disse.

 

 

 

Ascom

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe