O Prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, lança nesta terça-feira, 27, uma linha de crédito especial voltada para o empreendedorismo cultural: a Cultura Cidadã. O crédito será liberado por meio do Banco Cidadão. A solenidade acontece às 9h, no auditório da Fundação Cultural (Funjope), na Rua Duque de Caxias, 352.
“A nova modalidade de crédito vai beneficiar diversos segmentos culturais de João Pessoa. Tudo o que estiver ligado à cultura, com implantação ou ampliação de negócios, se encaixa na linha de crédito. Vamos apoiar músicos que querem adquirir novos instrumentos ou gravar um CD, produtores musicais que pretendem investir em estúdios de gravação, cineastas ou produtores teatrais que precisam de recursos para montar um espetáculo, por exemplo”, explicou o secretário do Trabalho, Produção e Renda, Diego Tavares.
Para o diretor-executivo da Funjope, Maurício Burity, a criação da linha de crédito é a realização de um pleito dos movimentos culturais da cidade. “Esta é uma demanda antiga da comunidade artística, que a gestão do prefeito Luciano Cartaxo está pondo em prática. Com os recursos, vamos fomentar ainda mais as atividades culturais em João Pessoa”, comentou.
Com a linha Cultura Cidadã, os valores dos empréstimos foram aumentados em até 50%, em relação à linha tradicional do Banco Cidadão. O limite de recursos é de 15 salários mínimos (R$ 11.820) para investimento fixo, capital de giro ou misto. O prazo de pagamento também é diferenciado, são 30 meses, além dos três meses de carência. A taxa de juros é de 0,9% ao mês.
As inscrições estão abertas na Secretaria do Trabalho, Produção e Renda, na Avenida Cardoso Vieira, 85, Varadouro. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h30. Para se inscrever, é preciso apresentar original e cópia de RG, CPF e comprovante de residência atual, além de uma declaração da Funjope informando que o empreendedor atua na área cultural.
Para ter acesso ao crédito, o empreendedor deve ter idade a partir de 18 anos e morar em João Pessoa há, no mínimo, seis meses. Não é preciso estar formalizado. Pessoas com nome nos cadastros de proteção ao crédito não podem obter empréstimo. Mais informações pelo telefone 3214-1707.
Secom-JP