Categorias: Paraíba

Barragens da Grande JP, Mamanguape e Sapé operam normalmente

PUBLICIDADE

As barragens do sistema Gramame-Mamuaba, localizada no município do Conde, Jangada (Mamanguape) e São Salvador (Sapé) não apresentam qualquer risco de rompimento, necessitando apenas de manutenção de rotina. A avaliação é dos engenheiros Hugo Pimentel, da Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Ciência e Tecnologia, e Juracy Filho, da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba – Aesa, que integram o grupo técnico criada pelo Governo do Estado para vistoriar as 26 barragens estaduais que precisam de reparos.

Logo após a inspeção na barragem Gramame/Mamuaba, o engenheiro Hugo Pimentel informou que o reservatório se encontra em bom estado de conservação, apresentando apenas algumas falhas, como erosões na parede do canal, provocadas pela retirada da vegetação. O engenheiro Juracy Filho, por sua vez, comentou que as barragens Jangada, no município de Mamanguape, e São Salvador, no município de Sapé, também necessitam apenas de alguns reparos de rotina, como poda de árvores, fazer a limpeza do mato no coroamento do açude e arrancar alguns arbóreos.

Eles adiantaram que no relatório a ser elaborado e entregue ao secretário João Azevedo será solicitada uma maior fiscalização dessas barragens. A preocupação deles se refere à entrada de pessoas nessas áreas, algumas para lavar roupa, outras trafegam com motos nos taludes da barragem, contribuindo para a retirada da vegetação das paredes e provocando o surgimento de erosões.

O Governo do Estado, através da Secretaria do Meio Ambiente, criou o grupo técnico composto por quatro equipes para avaliar o estado de conservação de 26 barragens. Esse trabalho dará subsídio às obras de recuperação, informando a situação física de cada reservatório. O objetivo é implantar um programa de manutenção e recuperação permanente desses reservatórios, a fim de antecipar ações emergenciais.

As inspeções permanentes acontecerão sempre no segundo semestre de cada ano, já que esse é o período de estiagem e, portanto, o melhor momento para detectar problemas em razão das barragens estarem em um nível mais baixo.
 

 

Secom PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PF diz que militares planejaram fuga de Bolsonaro caso golpe fracassasse

A investigação da Polícia Federal aponta que o ex-presidente Jair Bolsonaro fugiria do país caso…

27 de novembro de 2024

Leo Bezerra revela que construção da ponte entre Mangabeira e Valentina deve ser iniciada nesta semana e destaca mais ações

O prefeito em exercício de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), em entrevista ontem (26), ao…

27 de novembro de 2024

Babá rapta criança na capital paraibana e é presa no Rio Grande do Norte

Um acaso de cinema ocorreu na capital paraibana, quando uma babá que trabalhava para uma…

27 de novembro de 2024

Jovem é assassinado a tiros na Avenida Oswaldo Cruz, no bairro da Imaculada, em Bayeux

Mais uma vez a cidade de Bayeux, na região metropolitana de João Pessoa, foi palco…

27 de novembro de 2024

Em meio à disputa de poder com Cb Gilberto no PL, Bruno Roberto descarta saída de Wellington Roberto para o PP

Bruno Roberto, filho do deputado federal e presidente do PL na Paraíba, Wellington Roberto, desmentiu…

26 de novembro de 2024

Tião diz que cumpriu missão na vice-presidência da ALPB e agora quer vaga no TCE

O deputado estadual Tião Gomes (PSB) confirmou, nesta terça-feira (26), que cumpriu sua missão na…

26 de novembro de 2024