Categorias: Paraíba

Bispo de Campina Grande crítica falta de diálogo com entidade

PUBLICIDADE

A suspensão de celebrações religiosas tem sido um dos temas mais delicados e discutidos desde o início da pandemia na Paraíba. No domingo (14), o bispo de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, fez duras críticas à forma como o Governo do Estado tem conduzido a questão.

Durante homilia na Missa das 9h celebrada na Catedral de Nossa Senhora da Conceição de portas fechadas, e transmitidas pelo canal You Tube,  Dom Dulcênio criticou a postura do governador João Azevedo (Cidadania) e a forma como a decisão judicial foi tomada, pegando todos de surpresa às vésperas das Missas dominicais. Dom Dulcênio fez questão de enfatizar que respeita os decretos, defende as medidas para conter o avanço do vírus, mas ficou chateado com a forma como a Diocese foi obrigada a fechar as igrejas.

Ele disse que respeitava o decreto estadual, editado na última semana, que proibiu pelo período de 15 dias a celebrações presenciais de missas e cultos, mas lamentou a forma como as decisões foram tomadas sem haver diálogo.

Conforme Dom Dulcênio, o chefe do Executivo estadual deveria ter mantido, preliminarmente, um contato com as autoridades religiosas, antes de anunciar a decisão de fechar as igrejas durante o período de vigência do Decreto com as medidas restritivas ao Covid-19.

Dom Dulcênio disse que o governador João Azevedo não teve a preocupação de dialogar o assunto com as lideranças das igrejas católicas e evangélicas.

– Sequer fui comunicado, quanto mais chamado para uma reunião, para ele me explicar o que estava acontecendo – lamentou Dom Dulcênio.

Dom Dulcênio lembrou que durante a campanha para governador, teve a honra de receber na Cúria Diocesana, o governador para apresentar as suas proposta. Agora, com a pandemia, o bispo disse que sentiu falta do governador procurar a Igreja nesse momento para debater o decreto que fechou as igrejas.

Dom Dulcênio enfatizou que não estava questionando o decreto, mas a forma como as medidas foram tomadas, sem que ele fosse sequer comunicado. No caso de Campina Grande, o fechamento das igrejas, foi determinado por meio de uma decisão judicial no último sábado. Ele enfatizou que imediatamente determinou a todos os padres das paróquias campinenses  que suspendessem as Missas para cumprirem a decisão judicial. Também pediu aos padres das demais cidades pertencentes à Diocese, que obedecessem os decretos municipais.

“Pedi aos meus padres que sejam obedientes nas suas respectivas cidades e paróquias, onde os senhores prefeitos acharem melhor fecharem as igrejas. Eu não estou aqui fazendo nenhuma crítica ao fechamento de igrejas. A minha questão não é essa. A questão é a atenção, o diálogo e o respeito.

Ele lamentou que a decisão de Campina Grande tenha sido tomada no final da tarde do sábado, às vésperas do início das Missas dos finais de semana, e com vários casamentos e batizados marcados. (SL)

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024