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Black Friday: Procon-PB dá dicas para o consumidor aproveitar da melhor

Black Friday

Uma das dicas importantes é comparar preços anteriores do mesmo produtos para
saber se houve realmente desconto

O Procon Estadual da Paraíba, em virtude da BLACK FRIDAY, traz dicas
importantes para o consumidor que vai às compras. É importante que o consumidor
saiba seus direitos, faça pesquisas de preços e esteja preparado para ter a melhor
experiência possível de compra, sem surpresas desagradáveis.

A Black Friday é uma campanha de vendas que traz descontos relevantes em
produtos de todas as categorias, e acontece sempre na última semana de
novembro.

A primeira informação importante para o consumidor é ter conhecimento da Lei
Estadual, nº 10.859, de 14 de março de 2017, que fala da obrigatoriedade de
informações sobre valores e quantidade de produtos que estarão em promoção nos
dias conhecidos como “Black Friday” com antecedência mínima de dois dias do
evento pelas empresas físicas e onlines.

Dessa forma, o PROCON-PB também destaca outras dicas valiosas para esse
período
:

  • Pesquise antes de efetuar a compra. Acesso o site do Procon-PB, veja as
    pesquisas anteriores e compare se realmente houve descontos.
  • Observe se o produto está com a etiqueta BLACK FRIDAY e se possui o preço
    anterior e atual.
  • Nas compras feitas pela internet, verifique se o site possui o cadeado localizado no canto superior esquerdo e busque informações no CONSUMIDOR.GOV.BR ou Sindec Nacional para saber se a plataforma de vendas é confiável.
  • A melhor forma de pagamento online é através de cartão de crédito ou utilizando os serviços do PayPal, PagSeguro ou MercadoPago. Evite pagar com PIX ou boletos, pois, em caso de fraudes fica mais difícil o ressarcimento.
  • Salve os e-mails, grave as telas e todas as comunicações eventualmente realizadas com o fornecedor, pois são comprovantes para o caso de trocas ou o não recebimento do produto.
  • O consumidor tem até 7 dias para se arrepender de compras feitas pela Internet, catálogos ou por telefone, a contar da entrega, e receber o valor pago inclusive do frete, se houver.
  • Preste atenção na política de troca do estabelecimento e não esqueça de guardar a nota fiscal.

Assessoria

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