Folia de Rua alia alegria e descontração para tratar de assunto polêmico – a homossexualidade
O Bloco Virgens de Tambaú desfilou neste domingo no Folia de Rua e pela avenida Epitácio Pessoa levou alegria a mais de 300 mil pessoas se tornando um dos maiores blocos de João Pessoa, perdendo apenas para o MUriçocas do Miramar que deve arrastar este ano meio milhão de foliões.
A descontração e a alegria do Virgens de Tambaú é o segredo para tanto sucesso, afirma o seu fundador Euclides Menezes que há 25 anos faz uma das prévias carnavalescas mais irreverentes da Paraíba, onde homens se vestem de mulher e mulheres se vestem de homem.
“Tudo começou há 25 anos com uma brincadeira. . Eramos cerca de trinta pessoas e o meu Chevete velho serviu de carro de som. Saimos pelas ruas de Tambaú vestidos de mulher e as meninas com bigodinhos de carvão. Tudo bem lúdico e alegre. O bloco foi crescendo e com a inauguração do Shopping Manaíra tivemos um boom. Ganhamos 3 trios e com os apoios hoje somos gigantes”, explica.
Indagado sobre a forma lúdica, divertida e também irreverente de tratar de um assunto polêmico como a homossessualidade, Euclides foi enfático em revelar que o bloco e o carnaval em si ajuda as pessoas a ‘sairem do armário’ mesmo que por um dia, e disse ainda que com o bloco tem quebrado cada vez mais o preconceito.
“Todo mundo está ali no bloco com o intuito de se divertir, de dar risada. Alguns tem traumas e sexualidade reprimida então aproveita aquele dia para se libertar. Há pessoas que vem com preconceito, mas acabam quebrando. No bloco Virgens de Tambaú temos o sentido da unidade da humanidade”, salienta Euclides Menezes fundador do bloco.
Vanessa de Melo
PB Agora