Categorias: Paraíba

Bolsonarista x petista: deputados da PB divergem sobre decisão de Fachin

PUBLICIDADE

De um lado o deputado estadual pelo PT, Anísio Maia. Do outro, o deputado bolsonarista Cabo Gilberto, do PSL, e no meio o choque de opiniões sobre a decisão do ministro do STF Edson Fachin, que na tarde desta segunda-feira (8) anulou as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no âmbito da Lava Jato.

Para Anísio Maia, a decisão tomada por Fachin foi tardia, pois a defesa do ex-presidente Lula, ao longo dos últimos anos, entrou com vários requerimentos junto ao Supremo Tribunal Federal solicitando que fosse declarada a suspeição do juiz Sérgio Moro, ou, do que ele chamou de, ‘Tribunal de Inserção de Curitiba’.

Anísio Maia lembrou que após vazadas as conversas entre o juiz Sérgio Moro e os procuradores da Lava Jato, ficou clara a combinação para condenar o ex-presidente. “O juiz passou a ser acusador e também coordenador de um processo inquisitório, portanto, essa decisão está atrasada. Esta decisão não repara o que o ex-presidente sofreu, passou mais de um ano presos, sua família sofreu constrangimentos e deixou de ser candidato à presidência. O prejuízo foi enorme”, argumentou Anísio.

O petista afirmou que a decisão só tomada agora por Fachin porque o ex-juiz e ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, está agora sendo julgado como juiz suspeito. “Fachin correu para salvar Moro ou está sendo influenciado politicamente?, questionou o deputado.

Contrário a decisão de Fachin, o bolsonarista Cabo Gilberto afirmou que o STF tem funcionado como um tribunal político que traz insegurança jurídica. Para o Cabo, a anulação das condenações sofridas por Lula é um ataque à democracia. “É uma decisão política do STF. Inclusive, o ministro Edson Fachin é militante do PT e agiu em causa própria, não como ministro do STF e sim como advogado do Partido dos Trabalhadores”, disparou o Cabo Gilberto.

 

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024