Após 15 dias, os bombeiros conseguiram controlar o incêndio que atingia a área no entorno do Parque Estadual da Serra da Santa Catarina, no Sertão da Paraíba. O incêndio teve início no dia 25 de setembro e atingiu uma área de aproximadamente 270 hectares, com 32 focos de fogo devido às condições climáticas. Uma das suspeitas é que o incêndio tenha sido provocado por ação humana. Uma força tarefa foi montada para apagar o incêndio e evitar que as chamas se espalhassem ainda mais.
De acordo com o coronel Marcelo Araújo, comandante-geral do Corpo de Bombeiros, o incêndio foi controlado mas a força-tarefa formada pela de Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semas), Corpo de Bombeiros, Batalhão Ambiental e Grupo Tático Aéreo da Polícia Militar e brigadistas do PrevFogo/Ibama permaneceu no local durante todo o final de semana para comprovar o fim do incêndio.
Segundo os bombeiros responsáveis pela ação, não houve registro de pessoas, animais de rebanho e silvestres machucados ou mortos.
Próximo ao local atingido, foram vistos bandos de macacos e cobras. Segundo o gerente executivo de Fauna Silvestre, Juan Lourenço, como os animais estavam se comportando naturalmente, durante alimentação e descanso, mostra que eles não estavam sendo afetados pelos impactos causados pelo incêndio.
Redação