A tragédia em uma boate em Santa Maria no Rio Grande do Sul que deixou mais de 235 jovens mortos e dezenas feridos, abriu uma discussão em todo o país: Qual é a estrutura de casas de shows e boates de nossa região e será que elas seguem todas as normas de segurança exigidas por lei?
Para obter respostas para essas indagações e evitar que tragédia semelhante a de Santa Maria se repita, é que o Corpo de Bombeiros está realizando uma inspeção nas casas de shows e boates de Campina Grande. O CB recebeu a determinação de vistoriar todas as casas inclusive as que recentemente foram visitadas. Em contato com o PBAgora, o tenente Diego Martins explicou que as vistorias visam identificar se realmente as casas de shows estão cumprindo as normas de segurança exigidas por lei e estão preparadas para garantir a integridade física de seus clientes em caso de incêndios.
Ele explicou que todas as casas de espetáculo precisam não apenas do alvará de funcionamento mais atualizar o certificado do Corpo de Bombeiros para se adequar aos novos requisitos de segurança. Campina Grande tem atualmente 45 casas de eventos, entre casas de shows, bares e boates.
Uma das boates localizadas no Centro da cidade passou no teste. Na vistoria os bombeiros identificaram que ela tem 4 institores de incêndio, duas portas e sinalizadores de saída de emergência. Além do mais, do piso ao teto, todo o revestimento do prédio é feito por um material que não propaga fogo. O proprietário disse que adotou as medidas como forma de evitar tragédias em caso de um incêndio de grandes proporções.
A preocupação maior dos bombeiros é com as casas de shows que abrigam maior fluxo de pessoas. A principal casa de show da cidade, localizada no Catolé também foi visitada pela equipe. O tenente Diego Martins revelou que para garantir ainda mais a segurança do público, a casa terá que adotar outros requisitos de segurança como segurança estrutural, compartimentação vertical e horizontal, novo sistema de hidrantes e de alarme de incêndio. Tudo de acordo com a altura do prédio e da área construída.
O tenente alerta o público que caso percebam superlotação poderão acionar o Corpo de Bombeiros através do telefone 193.
A capitã do Corpo de Bombeiros em Campina Grande, Anuska Bezerra, relatou que as vitorias em boates e casas noturas vão prosseguir durante toda a semana.
Para ela, são necessárias mudanças para garantir a segurança dos frequentadores destas casas noturnas na cidade. O que vai acontecer após as vistorias, será um redimensionamento dos acessos destas casas de show. “Estamos analisando os tamanhos das saídas de emergência para direcionar a quantidade específica de pessoas, vamos verificar também se os alvarás de funcionamento estão dentro do prazo de validade que estipulamos”, afirmou a capitã Anuska Bezerra.
Severino Lopes
PBAgora
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) demonstrou solidariedade ao deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL-PB)…
O deputado estadual Júnior Araújo (PSB) afirmou, em entrevista nesta quarta-feira (27), que Adriano Galdino…
Falta insulina na Farmácia Popular em todo país, um risco para a saúde de quem…
Idosos, jovens e adultos abandonados. Caídos nas ruas. Ao relento e enfrentando a chuva e…
Após ser reeleito por unanimidade e antecipadamente como presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano…
Após a retirada do sigilo da investigação da Polícia Federal (PF), que acusa 37 pessoas,…