O deputado Branco Mendes (PSB) apresentou requerimento à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa solicitando a distribuição do vídeo produzido pela TV ALPV em homenagem ao Sesquicentenário do presidente, Epitácio Pessoa, às escolas de ensino público do Estado. O pedido é extensivo ao secretário de Educação, Aléssio Trindade Barros.
Da Tribuna, o deputado justificou o seu requerimento exaltando a importância do homem político e jurídico brasileiro que foi o paraibano Epitácio Pessoa, que ocupou vários cargos públicos como a presidência da República, foi deputado federal por dois mandatos, ministro da Justiça do Supremo Tribunal Federal, procurador Geral da República, senador por três vezes dentre outros cargos.
“Epitácio Pessoa é um paraibano que muitos nos orgulha pela sua projeção política exercida à sua época e que os jovens paraibanos precisam saber da história de vida desde ilustre homem público. O excelente documentário produzido pela TV Assembleia mostra bem toda essa trajetória e tem todo um caráter educativo e histórico e que pode servir para as escolas”, destacou.
O vídeo produzido pelo Poder Legislativo foi para celebrar o sesquicentenário de Epitácio Pessoa, o único paraibano a ocupar a presidência da República. O documentário conta a trajetória política do paraibano de Umbuzeiro, que ganhou projeção nacional e Internacional. Epitácio Pessoa foi o único brasileiro da história a integrar as três esferas do poder no país. Quando deixou a Presidência, o paraibano assumiu o cargo de juiz da Corte Internacional de Haia. Morreu em 13 de fevereiro de 1942, na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro.
Redação com Assessoria