Brasil não adotará horário de verão neste ano

PUBLICIDADE

O governo federal descartou a possibilidade de instituir o horário de verão este ano. A decisão foi anunciada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, horas após se reunir com representantes do Operador Nacional do Sistema  Elétrico (ONS).

“Chegamos à conclusão de que não há necessidade de decretação do horário de verão para este período, para este verão”, declarou Silveira, durante coletiva de imprensa na sede do ministério, em Brasília.

No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez em 1931. Seguiu sendo adotado de forma irregular até 1985, quando passou a ser implementado sistematicamente, com a justificativa de contribuir para a redução do consumo de energia elétrica e beneficiar setores de lazer e consumo como o turismo, comércio, bares e restaurantes a partir do melhor aproveitamento da luz natural.

A partir de 2019, e durante todo o governo Bolsonaro, a iniciativa foi descartada. Na ocasião, o Ministério de Minas e Energia apontou que, ao longo dos anos, os hábitos de consumo da população mudaram drasticamente, alterando os horários de maior consumo energético e tornando a medida sem efeito.

Neste ano, contudo, o governo federal voltou a cogitar adiantar os relógios em parte do país, como forma de enfrentar o que, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemanden), é a pior seca já registrada no país.

“O Brasil viveu [e ainda] está vivendo, este ano, a maior seca da nossa história – embora já haja sinais de superação do momento mais crítico, com chuvas no Sudeste e na cabeceira de alguns rios importantes”, reforçou Silveira.

Ele lembrou que a principal fonte de energia da matriz elétrica brasileira é a hidrelétrica. “Graças a algumas medidas de planejamento feitas durante um ano, conseguimos chegar com nossos reservatórios com índices de resiliência que nos dão certa tranquilidade”, concluiu o ministro.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Ministro cobra da Aneel apuração de descumprimento de contrato da Enel

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, voltou a cobrar da Agência Nacional de…

17 de outubro de 2024

São Paulo entra em alerta para ventos e tempestades

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um novo alerta para a possibilidade…

17 de outubro de 2024

Mãe que decapitou o filho não resiste aos ferimentos e morre em João Pessoa

Faleceu na madrugada de hoje (17) no Hospital de Trauma de João Pessoa a mulher…

17 de outubro de 2024

Serpente é encontrada em posto de saúde na zona rural de Campina Grande

Uma cobra jiboia de aproximadamente dois metros foi encontrada na última terça-feira (15) no posto…

17 de outubro de 2024

Após derrota Nilvan entra com AIJE contra Panta, Jackson Alvino e Ednaldo

O comunicador e ex-candidato a prefeito de Santa Rita, Nilvan Ferreira, por meio do seus…

17 de outubro de 2024

Polícia prende suspeito de matar e decapitar jovem em Cruz do Espírito Santo

Uma ação conjunta das polícias Civil e Militar na cidade de Santa Rita, conseguiu ontem…

17 de outubro de 2024