Prefeito critica inércia do Instituto do Patrimônio Histórico do Estado em relação às demandas do Município
A estrutura do antigo Cine Capitólio, danificada e que há anos corre o risco de ruir, será recuperada pela Prefeitura de Campina Grande. O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Cunha Lima ao participar, por telefone, do Programa Balanço Geral, da Rádio Correio FM, na noite desta quinta-feira (22). Segundo Bruno, as medidas necessárias à concretização desta meta vêm sendo tomadas, a começar pela instalação da Fundação do Patrimônio Histórico de Campina Grande.
O prefeito explicou que atualmente o patrimônio histórico campinense, no qual se inclui o Capitólio, é gerido por órgãos como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP), que até hoje não liberou aquele espaço para ações de reforma ou restauração, nem orientou no sentido de como isto poderá ser feito. O IPHAEP é o responsável pelo tombamento do Capitólio.
Diante dessa realidade, com a futura fundação local anunciada, o Município terá autonomia para gerir o seu próprio patrimônio. “Vamos, então, a partir desta iniciativa recuperar o Capitólio, equipamento histórico localizado no Centro, mas que hoje representa um mero “caixote”, com quatro paredes prestes a ruir”, acrescentou.
Na visão do prefeito, como o atual IPHAEP não libera a recuperação do espaço, como também não aprova os projetos já existentes ou fornece as devidas orientações neste sentido, o próprio Município, por meio da fundação em vias de criação, vai ter autonomia para dar uma destinação ao que ainda resta do Cine Capitólio, atendendo-se, com isso, a um justo clamor da população campinense, que espera há muitos anos para que esse projeto seja finalmente concretizado.
Reedição de obras históricas
Ainda durante a entrevista, o prefeito informou que existe um projeto para a reedição de obras famosas com o relato da história política e administrativa de Campina Grande, sendo este o caso da série de livros de autoria do historiador Josué Sylvestre. Também serão republicadas, ainda, obras escritas pelo saudoso prefeito de Campina Grande, Elpídio de Almeida.
Segundo Bruno Cunha Lima, esta também será uma forma de homenagear os escritores que dedicaram o seu talento ao relato dos principais acontecimentos da vida política local, como também registraram a contribuição dos que ajudaram no processo de desenvolvimento da Rainha da Borborema.
“Precisamos, como isto, recuperar e preservar a nossa história. Afinal, quem não sabe reconhecer o passado é incapaz de construir o futuro”, concluiu o prefeito.
O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…
Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …
O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…
Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…
A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…
Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…