Unidade escolar não será fechada de imediato e a prefeitura garante o funcionamento normal do ensino
Após receber notificação do Governo Federal, por intermédio do Ministério da Educação (MEC), a Prefeitura de Cabedelo, através da Secretaria de Educação (Sscult), vai encerrar gradativamente as atividades cívico-militares na escola municipal Maria José de Burity, no bairro da Praia do Poço.
O modelo adotado no município garante que a unidade escolar vai continuar funcionando normalmente, já que o corpo pedagógico e administrativo da escola era também composto por funcionários efetivos do município.
“O Pecim vai encerrar gradativamente e a nossa rede municipal não terá nenhum prejuízo. Sempre tivemos um bom suporte na logística e na parte administrativa por parte dos militares, mas nossa equipe técnica, que sempre teve autonomia no projeto pedagógico, também acompanhava todas as atividades na unidade e está capacitada para dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem. Quanto ao fardamento, até o próximo ano letivo os alunos voltarão a receber e adotar o uniforme padrão da rede municipal”, garantiu a secretária de Educação Priscilla Rezende
O programa – Criado em 2019, o Pecim permitia a transformação de escolas públicas para o modelo cívico-militar. O formato propunha que educadores civis ficassem responsáveis pela parte pedagógica, enquanto a gestão administrativa passava para os militares.
O fim do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares foi informada aos secretários de Educação de todo o País. O número de escolas implantadas no modelo representa aproximadamente 0,1% do total.
Ascom