Cabedelo desenvolve versão itinerante do Projeto Maria Empreendedora para chegar aos bairros da cidade

PUBLICIDADE

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e da Diversidade Humana de Cabedelo (SEPMDH), realizou, nesta terça-feira (01), no Salinas Ribamar, a solenidade de encerramento da primeira etapa do Projeto Maria Empreendedora nos Bairros.

Essa edição inaugurou a modalidade itinerante do projeto e capacitou 40 mulheres na área de culinária, com ênfase na Confeitaria.

O Maria Empreendedora tem como objetivo geral capacitar e orientar mulheres cabedelenses a obterem a própria renda, através de cursos em diversos segmentos da área culinária. A principal meta é capacitar mulheres, juntamente com o público LGBTQIA+, a realizar ou buscar trabalhos na área, em especial da confeitaria, visando sua independência financeira e melhoria de vida através do empoderamento.

“O projeto Maria Empreendedora vem há seis anos buscando promover o empoderamento através do aperfeiçoamento e das capacitações que são ofertadas, além do apoio que é dado em outros setores da vida das mulheres. Agora estamos inovando e trazendo para os bairros. O Salinas foi o primeiro a ser contemplado. Estamos muito felizes com a receptividade e a participação das mulheres e, também, queremos destacar a inclusão do público LGBT, já que agora abrangemos também a diversidade humana”, declarou a secretária de políticas públicas para as mulheres, Camila Holanda.

Normalmente, desde o lançamento do projeto, as aulas aconteciam na própria sede do órgão e a versão itinerante surgiu para ampliar o alcance das formações, levando-as para dentro das comunidades. De acordo com a organização, o acesso ao curso é feito via inscrições e todas as vagas disponibilizadas foram preenchidas.

As aulas foram ofertadas no bairro de Salinas Ribamar, nos dias 18, 20, 25 e 27 de julho, As sessões foram ministradas pelas culinaristas Clara Costa e Samantha Scaranz, e tiveram uma carga horária de 8h, com uma aprendizagem e assimilação adequada dos conteúdos e sua prática pelos alunos. As aulas aconteceram no horário das 13h às 17h e os participantes terão direito a certificação.

Wamberto Tomás, 22, declarou não ter conhecimento algum sobre a culinária e aproveitou a oportunidade para dar os primeiros passos na arte, aproveitando os conhecimentos vivenciados nas aulas.

“Foi ótimo, perfeito essa iniciativa da Prefeitura ter trazido esses cursos para o bairro, pois somos uma comunidade carente, que necessita dessas ações. Aqui, algumas pessoas exercem atividades, mas grande parte não têm atividade alguma. Por isso, precisam de capacitação e de incentivo. Acho que é sempre bom aprender mais, pois quanto mais aprender, melhor. Espero que venham mais cursos para cá, pois a minha intenção é participar sempre”, comentou.

O conteúdo ministrado incluiu o Planejamento da Confeitaria, no tocante à realização de compras e precificação do produto, equipamentos necessários, atendimento ao cliente, confecção da encomenda e entrega. Na parte da prática de feitura, o conteúdo incluiu a confecção de bolos, dos ingredientes, medidas à finalização; apresentação de como estruturar a montagem do bolo e o tempo para este ficar reservado, confecção de recheios e toppings para o bolo vulcão.

A dona de casa Alexandra Pereira da Silva, 37, comentou a comodidade de ter a capacitação perto de casa e destacou a oportunidade aberta pelo conhecimento.

“Achei muito importante essa realização, porque aqui no bairro as pessoas são muito carentes. As famílias, as donas de casa, em sua maioria, têm como ocupação a coleta de reciclagem, por isso esses cursos são importantes para que elas tenham outra visão, vislumbrem outra profissão e busquem a independência financeira. Eu já conhecia  os cursos e tive, inclusive, a oportunidade de frequentar lá na Secretaria; agora tenho o prazer de fazer aqui mais uma vez. A equipe da Secretaria mostrou-se maravilhosa, trataram a gente com muito respeito e carinho. O curso foi muito proveitoso. Participei juntamente com minha filha e saímos pensando em abrir caminhos nessa área”, disse Alexandra.

Renascer

A próxima edição do projeto acontece a partir do dia 09 de agosto, no Bairro do Renascer. Serão disponibilizadas 40 vagas e as inscrições acontecem nesta quarta-feira (02) e quinta-feira (03). Os interessados podem realizar as inscrições na sede da Associação dos Moradores do Renascer (Asmore), situada à Rua. Severino Maximiano, Renascer, ao lado da Praça.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cícero trata da liberação de recursos do Governo Federal para JP na área da Educação

Em mais uma agenda em Brasília para viabilizar investimentos para a cidade de João Pessoa,…

26 de novembro de 2024

Nota Cidadã sorteia carro zero quilômetro para compras com notas fiscais em dezembro

Pelo segundo ano consecutivo, o Nota Cidadã terá um prêmio extra no mês de dezembro:…

26 de novembro de 2024

Justiça condena Facebook após ONG de proteção animal da PB perder conta em rede social

O Facebook foi condenado a pagar R$ 10 mil por danos morais após uma ONG…

26 de novembro de 2024

Divulgada tabela do Campeonato Paraibano 2025; confira sequência de jogos

Nesta terça-feira (26), a Federação Paraibana de Futebol (FPF) realizou o Conselho Técnico para definir…

26 de novembro de 2024

Polícia Federal indicia deputado paraibano Cabo Gilberto, que reage: “Os ditadores não irão nos calar”

O deputado federal paraibano Cabo Gilberto Silva (PL) foi indiciado pela Polícia Federal e usou…

26 de novembro de 2024

Codevasf anuncia entrega de 15 carros-pipa para enfrentamento da crise hídrica na PB; investimentos somam R$ 8,5 milhões

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) antecipará para…

26 de novembro de 2024