A Prefeitura Municipal de Cabedelo promoveu, na noite desta quinta-feira (21), a 3ª audiência pública da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM). O evento aconteceu de forma presencial no auditório do bloco acadêmico do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus Cabedelo, no bairro Jardim Camboinha.
O processo de revisão do PDM de Cabedelo é conduzido e elaborado pela equipe técnica designada pela gestão municipal, com suporte da empresa de consultoria URBTEC™️. No evento, a população teve a oportunidade de apreciar a síntese do conteúdo do produto 5 – Plano de Diretrizes e Propostas Preliminares.
“O plano diretor é uma Lei Magna que regulamenta e dá diretrizes sobre o crescimento e desenvolvimento ordenado de um município, e é de suma importância essa atualização, prevista para cada 10 anos. E é isso que está sendo trabalhado neste momento em Cabedelo, com a revisão sendo discutida por representantes de várias categorias, desde profissionais técnicos a membros da sociedade civil e órgãos federais, estaduais e entidades de classes. Por isso é imprescindível o cumprimento de cada etapa, para que o produto final seja validado de forma adequada e satisfatória”, ressaltou o secretário do Controle do Uso e Ocupação do Solo de Cabedelo, Abelardo Jurema Neto.
Além de contribuir com dúvidas, críticas e sugestões, os representantes da sociedade civil organizada aproveitaram o momento para projetarem como querem a cidade no futuro, propondo melhorias para Cabedelo. As propostas desenvolvidas foram frutos de extensas análises técnicas da realidade municipal somadas às contribuições da população nos eventos públicos anteriores, como as audiências e oficinas, além do canal de contribuição continuada no site do Plano.
Na oportunidade foram apresentadas as ações para o desenvolvimento urbano nos próximos anos no município, os projetos estratégicos e os instrumentos de ordenamento territorial, como o zoneamento preliminar, detalhados no Produto 5.
“Chegamos na fase de diretrizes e propostas do Plano Diretor e na audiência pudemos apresentar para a comunidade. O ponto positivo foi a participação da sociedade nas etapas anteriores e também na construção das propostas que trazem também um melhor entendimento dos parâmetros urbanísticos, com ilustrações e definições claras. Além do zoneamento, são definidos os usos e tipologias de ocupação da cidade e a revisão do plano também trouxe projetos estruturantes e estratégicos para qualificar áreas do município”, afirmou Gustavo Taniguchi, diretor técnico da Urbtec.
A audiência pública também contou com a participação de vereadores, secretários municipais, além de populares e integrantes de associações, movimentos sociais, culturais e da sociedade civil organizada.
PB Agora
Muitas pessoas já estão montando seus roteiros de viagem para o próximo ano. Pensando nisso,…
Denominada ‘Operação Rastro do Cangaço’ foi deflagrada, na manhã desta quinta-feira (28), na Paraíba, Pernambuco,…
Um jovem de 17 anos foi espancado e levado para o Hospital de Trauma em…
Candidato oficial de Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela sucessão da presidência da Câmara, o…
Explosão, perseguição e fuga. Bandidos armados explodiram na madrugada desta quinta-feira (28) um caixa eletrônico…
Com a tensão do mercado, o dólar disparou ontem, quarta-feira (27/11) e chegou ao maior…