Categorias: Paraíba

Cagepa está cumprindo a Lei que proíbe suspensão de água por falta de pagamento

PUBLICIDADE

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informa que continuará obedecendo a ordem de não suspender o fornecimento de água por falta de pagamento, sem aviso prévio ao consumidor. A declaração foi feita pelo presidente da empresa, Deusdete Queiroga Filho, na manhã desta terça-feira (11), após a publicação da lei de autoria do deputado Romero Rodrigues (PSDB), publicada no Diário Oficial desta terça-feira (11).

Segundo o presidente, já existe uma Lei Federal que legisla sobre o tema e que a posição da Cagepa é a de continuar cumprindo essa lei, bem como a nova Lei Estadual. “A Cagepa sempre cumpriu a lei e continuará mantendo essa postura. Ainda estamos nos colocando a par da situação da empresa, mas de antemão, o consumidor deve acreditar que nossa posição será sempre em benefício da população”, frisou.

A lei estadual, de autoria do deputado Romero Rodrigues, diz que o corte do fornecimento do produto somente acontecerá na presença de um consumidor residente no domicílio. A suspensão do fornecimento será considerada indevida quando a fatura em atraso tiver sido paga até 6 dias anteriores ao corte da água ou energia elétrica. A lei diz ainda que “fica o consumidor prejudicado apto a reivindicar judicialmente a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos pelos constrangimentos”.

Aplicação de multa – No caso de suspensão indevida do fornecimento de energia elétrica e/ou água a concessionária prestadora do serviço público de energia elétrica e de fornecimentos de água será multada em, no mínimo 100 UFIR’s, sendo obrigada a executar a religação em, no máximo, 5 horas, sem ônus para o consumidor.

Segundo o texto, “na hipótese de atraso no pagamento da fatura, sem prejuízo de outros procedimentos previstos na legislação, será cobrada multa de, no máximo, 2% sobre o valor total da fatura em atraso, e a cobrança não poderá incidir sobre o valor da multa eventualmente aplicada na fatura anterior, ficando expressamente proibida a cobrança de taxa de religação”.

Serviço – A Cagepa mantém 17 Centros de Atendimento ao Cliente (CAC) em 12 cidades paraibanas. Os estabelecimentos oferecem todos os serviços disponibilizados pela empresa para a população. Nas cidades onde não há CAC, o atendimento ao cliente é feito pelos colaboradores lotados nos escritórios da Companhia, existentes em todos os municípios atendidas pela Cagepa. O contato para dúvidas, reclamações e/ou sugestões 3218.1200.

 

Secom PB

 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Hervázio detona acenos da oposição a Adriano e questiona “intenções” do grupo: “Querem apagar fogo com gasolina”

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) manifestou desconfiança em relação aos recentes gestos de solidariedade…

17 de janeiro de 2025

Assessor de Lula enaltece possibilidade de Aguinaldo Ribeiro assumir liderança do governo na Câmara: “Grande aquisição”

O assessor especial de Relações Institucionais do Governo Federal, Mozart Sales, destacou nesta sexta-feira (17)…

17 de janeiro de 2025

Após intervenção de aliados, mal-estar entre João e Galdino estaria “resolvido”, segundo deputado da base

De acordo com informações divulgadas pelo jornalista Luís Torres, da Rádio Arapuan, o deputado estadual…

17 de janeiro de 2025

Hervázio diz que tensão entre João e Adriano preocupa a base e prega resolução rápida do conflito

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) expressou preocupação com o clima de tensão entre o…

17 de janeiro de 2025

Sisu 2025: UFPB publica edital de cadastramento dos aprovados na Chamada Regular

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal da Paraíba (PRG/UFPB) publicou o edital de cadastramento obrigatório para…

17 de janeiro de 2025

Paraíba registra redução nos casos de Covid-19 na primeira quinzena de janeiro

Na primeira quinzena de janeiro, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) registrou uma redução…

17 de janeiro de 2025