Categorias: Paraíba

Calçadas irregulares trazem risco aos pedestres em JP; CDL denúncia descaso da PMJP

PUBLICIDADE

 

Desnível, buracos e batentes são obstáculos encontrados nas calçadas pelos pedestres que circulam nas ruas dos bairros de João Pessoa, muitas também sem acessibilidade. No Centro da cidade, onde se concentra a maior parte do comércio, a situação é crítica na Rua Almirante Barroso e no Parque Solon de Lucena (Lagoa), a exemplo da calçada de uma casa abandonada que está totalmente danificada com muitos buracos e nenhuma acessibilidade.

 

Na mesma rua, na parte do anel externo da Lagoa, as calçadas das lojas foram construídas sem nenhum nivelamento e chegam a ter batentes, causando quedas constantes e impedindo a passagem dos idosos e pessoas com deficiência. O taxista Antônio Santos, cuja praça fica nesse trecho da rua, conta que já presenciou várias quedas e já socorreu algumas pessoas. “É constante quedas por conta desse desnivelamento, eu mesmo já socorri uma moça que não percebeu o batente, caiu e quebrou o pé”, contou o taxista.

 

Os próprios comerciários que trabalham nas lojas do Parque Solon de Lucena também contam que já presenciaram vários escorregões e tombos de pessoas nas calçadas do local. “As quedas e escorregões no período de chuva são constantes e nós já estamos acostumados a socorrer as pessoas. Eu acho que a prefeitura deveria fazer um plano para melhorar essas calçadas já que é obrigação e dever do poder público assegurar acessibilidade e segurança ao pedestre, mantendo ruas e calçadas bem cuidadas”, disse a vendedora Marina Elisa.

 

A população, principalmente as pessoas idosas ou que tenham alguma deficiência física ou visual, reclama. Na opinião da professora Vera Lúcia Valadares, andar nas principais ruas do centro de João Pessoa é uma espécie de malabarismo. “Os problemas de acessibilidade nas calçadas da nossa capital é antigo e nem a prefeitura nem os comerciantes tomam uma atitude para resolver e, enquanto isso, nós pedestres temos que fazer verdadeiro malabarismo para não se acidentar”, destacou.

 

CDL

Conforme o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de João Pessoa, Nivaldo Vilar, todo comerciante deseja ter sua loja bonita e confortável e também melhorar a acessibilidade das calçadas para melhor atender os clientes. Ele lamentou que ainda existam algumas calçadas danificadas e sem padronização no comércio da capital. “Nós achamos que a prefeitura deveria fazer esse tipo de melhoramento em benefício da população, a exemplo do que fez agora embelezando a Avenida Beira Rio e, pelo que me consta, não houve nenhuma parceria com os lojistas. Então, porque não fazer o mesmo no Centro de João Pessoa, principalmente a parte mais antiga que deveria receber uma repaginada por parte da prefeitura”, disse.

 

 

Redação com  Jornal A União

Foto: Krystine Carneiro/G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Homem é morto a tiros por homens de moto em plena luz do dia no Cristo Redentor

Na manhã desta quinta-feira (28), um homicídio chocou os moradores da Rua Felinto de Arruda…

28 de novembro de 2024

Mesmo com candidatura de João ao Senado, Jhony não descarta PSB na disputa pelo Governo em 2026: “Há espaço”

O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), demonstrou seu apoio à candidatura…

28 de novembro de 2024

Prefeito de Serra Redonda é intimado a explicar irregularidades em contrato de mais de meio milhão

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) intimou o prefeito de Serra Redonda,…

28 de novembro de 2024

Morre o comunicador e publicitário Cacá Teixeira, aos 64 anos

O jornalista, locutor e cineasta Cacá Teixeira faleceu na madrugada desta quinta-feira (28), aos 64…

28 de novembro de 2024

Mais de 3,2 mil cartinhas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção na PB

Na Paraíba, mais de 3,2 mil cartinhas da campanha Papai Noel dos Correios esperam por…

28 de novembro de 2024

Começa nesta quinta-feira, 1º Festival Literário Internacional da Paraíba

Música, teatro, gastronomia e literatura no encontro de autores com leitores. Começa nesta quinta-feira (28)…

28 de novembro de 2024