Categorias: Paraíba

Câmara de João Pessoa debate estudo técnico para conter erosão costeira na capital

PUBLICIDADE

Na tarde desta segunda-feira (24), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou sessão especial para debater a necessidade de um estudo técnico aprofundado sobre a erosão costeira em João Pessoa. A solenidade reuniu representantes e estudiosos de órgãos ligados ao assunto e foi proposta pelo vereador Fábio Carneiro (SDD). 

O parlamentar falou sobre as motivações que o fizeram realizar a sessão. “Nós temos observado, ao longo de décadas, que João Pessoa vem sofrendo com a erosão costeira. Já tivemos estudos e projetos, e hoje estamos verificando um grande agravamento desse problema, principalmente na praia da Penha, no Seixas, no Bessa. A população chega até a Câmara para cobrar algum posicionamento a respeito desse assunto”, afirmou.

Fábio Carneiro acrescentou ainda que João Pessoa vem perdendo em algumas localidades, como a ponta do Cabo Branco, toda a faixa de areia. “Ali já foram colocadas pedras para conter a erosão, mas a população de João Pessoa quer saber o que será feito nos próximos anos, para termos em definitivo uma solução para essa problemática. A cidade não pode esperar, por isso, convidamos todas as autoridades para realizar um debate sobre esse assunto. Paralelamente a isso, nós somos presidente da Frente Parlamentar de Urbanismo e nela teremos um grupo de trabalho para acompanhar e fiscalizar tudo o que está ocorrendo sobre esse tema da erosão costeira em nossa cidade”, pontuou.

Cláudio Dibas, coordenador geral do PREAMAR PB, disse que é preciso considerar tanto o meio físico como o meio socioeconômico e o biológico. “Nós temos que considerar também a biodiversidade e os ecossistemas costeiros. Por isso a necessidade de fazer esse diagnóstico de uma forma integrada e compreendendo todo o litoral da Paraíba”, destacou.

Rafaela Camaraense, secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Paraíba, falou sobre o painel científico que está instalado através de um TAC assinado com todos os municípios costeiros da Paraíba. “Através desse painel científico, nós temos estudado com todos os órgãos envolvidos as medidas necessárias a serem tomadas. Sabemos que precisamos fazer intervenções, mas queremos que elas sejam feitas de forma mais assertiva, baseadas em dados e pesquisas”, colocou.

“É chegada a hora de tratar esse assunto frontalmente. Esse tema não tem dono, ele é da sociedade. Os impactos da mudança climática estão aí. É preciso que o poder público aponte as alternativas, mas não demore muito”, falou o superintendente do Patrimônio da União, Geovane Giusepe.

O secretário de infraestrutura de João Pessoa, Rubens Falcão, afirmou que é preciso acelerar. “É necessário não deixar o mar avançar no que já existe, na calçadinha, na ciclovia, na iluminação pública, como também nos prédios existentes, pois muitos deles já não possuem nem estacionamentos. A cidade de João Pessoa se preparou para enfrentar esse problema”, declarou. 

“Nessa demanda da erosão costeira é importante que seja colocado como superado o negacionismo. Não há espaços para discussão de que não há erosão costeira. Precisamos criar um grupo de trabalho, com acompanhamento da Câmara Municipal, para que os órgãos públicos e entidades também sejam acompanhados pela população. O espaço que estamos tendo hoje é propício para prestar contas para a população de João Pessoa do que vem sendo feito. Aproveitar a representatividade da Casa de Napoleão Laureano é importante para que tenhamos transparência e acompanhamento de todas as ações que estão sendo feitas, da necessidade do interesse público e não do interesse político de quem quer que seja”, concluiu Welison Silveira, secretário do Meio Ambiente de João Pessoa.

Participaram ainda da sessão especial Delano Tavares, secretário estadual de Turismo; Renan Guimarães, presidente do CREA-PB; o secretário de Serviços Urbanos e Zeladoria de João Pessoa, Rinaldo Maranhão; Eduardo Carneiro, deputado estadual, entre outros.

PB Agora

PUBLICIDADE
AddThis Website Tools

Últimas notícias

Sousa vai receber nova taça após original quebrar durante comemoração do título paraibano

Campeão paraibano 2025 após empatar em 1 x1 com o Botafogo no Almeidão, o Sousa vai receber…

2 de abril de 2025

Governo brasileiro espera ser poupado de tarifaço de Trump

O governo brasileiro espera ser poupado do tarifaço prometido pelo presidente dos Estados Unidos (EUA),…

2 de abril de 2025

Acidente que matou dois adolescentes na Paraíba pode ter sido causado por falta de freio de ônibus escolar

Uma tragédia e duas vidas interrompidas. O acidente que matou dois adolescentes no Brejo paraibano…

2 de abril de 2025

Novo chefe de gabinete da PMCG fala sobre metas e articulação política: “Eu quero estar mais perto das lideranças”

Novo chefe de gabinete do prefeito Bruno Cunha Lima, o deputado estadual licenciado Fábio Ramalho…

2 de abril de 2025

PC deflagra operação que investiga suspeitos de envolvimento em duplo homicídio no Conde

A Polícia Civil e Militar deflagrou, na manhã de hoje (2), uma operação para cumprir…

2 de abril de 2025

Entenda como decisão de Dino afetará universidades e fundações da PB

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino em decisão determinou ontem (1°) a…

2 de abril de 2025