Câmara do TCE aprova contas de Institutos de Previdência e concede prazo a gestores para justificar despesas

PUBLICIDADE

A 2ª Câmara do Tribunal de Contas/PB aprovou, na manhã desta terça-feira (03), as contas encaminhadas pelos Institutos de Previdência dos Municípios de Jacaraú (2019), e de São José dos Ramos, remanescente de 2014. Ainda concedeu um prazo de 30 dias aos responsáveis pela execução de despesas irregulares, realizadas em decorrência de contrato firmado entre a Secretaria da Administração e empresas especializadas em medicamentos, visando atender hospitais da rede pública do Estado.

O processo TC nº 03721/18 trata da análise de licitação, realizada pela Secretaria de Estado da Administração, objetivando o registro de preços para aquisição de medicamentos antimicrobianos, junto às empresas Panorama Comércio Produtos Médicos Farm. Ltda, Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda, e Uni Hospitalar Ltda. Conforme o voto do relator, conselheiro substituto Marcus Vinícius Carvalho Farias, a Auditoria concluiu que houve sobrepreço na ordem de R$ 326.630,00. Na decisão o relator cita o princípio da ampla defesa, ao conceder o prazo para apresentação de documentos comprobatórios das despesas.

Regulares – Os membros da Câmara decidiram pela regularidade das despesas de contratos firmados pela Cagepa – Companhia de Água e Esgoto da Paraíba, relativos ao exercício de 2022 (proc. nº 04133/23). Com ressalvas, foram julgados regulares o termo aditivo decorrente e o contrato firmado pela Secretaria do Planejamento de João Pessoa (Processo nº 05609/23). Da mesma forma, o Pregão Presencial (nº 026/21) e o contrato subsequente, realizados pela Prefeitura de Mamanguape, objetivando a locação de veículos destinada às secretarias municipais e ao Fundo Municipal de Saúde.

Denúncia – Improcedente foi julgada denúncia, a respeito de ofensa ao princípio da isonomia, sob alegação de afastamento de competitividade no Pregão Eletrônico 10012/23, de responsabilidade da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa, visando o registro de preço para aquisição de material escolar (proc. nº 04871/23). Sobre denúncia contra o Detran (proc. nº 08605/23), envolvendo o credenciamento de empresas para confecção de placas, entendeu a Corte que a análise da matéria ficou prejudicada, tendo em vista a suspensão do processo em decorrência de decisão judicial.

Composição – A 2ª Câmara do Tribunal de Contas/PB realizou sua 3176ª sessão ordinária híbrida. Compuseram o quorum, além do presidente, os conselheiros Arnóbio Alves Viana e Marcus Vinícius Carvalho Farias. A sessão teve o quorum completado com a participação excepcional do conselheiro Antônio Gomes Vieira Filho. O Ministério Público de Contas esteve representado pelo subprocurador geral Marcos Antonio dos Santos Neto.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

CMJP diz que confia no trabalho da Justiça e que Procuradoria acompanha a operação da PF que teve Raíssa Lacerda como alvo

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) emitiu uma nota oficial nesta quinta-feira (19), informando…

19 de setembro de 2024

Governo do Estado publica decreto que autoriza desapropriação de áreas para construção da Ponte do Futuro na Paraíba

Saiu no Diário Oficial do Estado da Paraíba, na edição de hoje (19), o decreto…

19 de setembro de 2024

Docentes da UEPB paralisam suas atividades hoje para cobrar pagamento de retroativo das progressões

Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) paralisarão suas atividades hoje (19) para cobrar do…

19 de setembro de 2024

Comitê se reúne para definir plano antiapagão e horário de verão

Reunião extraordinária. O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico realiza, hoje, quinta-feira (19/09), no Rio…

19 de setembro de 2024

PF prende a vereadora Raissa Lacerda em mais uma fase da operação que investiga assédio a eleitores

A Polícia Federal deflagrou, no início da manhã de hoje (19), a segunda fase da…

19 de setembro de 2024

Aneel afirma que conta de luz deve seguir com bandeira amarela ou vermelha

Uma notícia não tão boa para os consumidores das concessionárias de energia elétrica foi divulgada…

19 de setembro de 2024