Câmara do TCE decide pela irregularidade do contrato de MEI para serviços públicos em Patos

PUBLICIDADE

A 1ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba, reunida na manhã desta quinta-feira (21), decidiu pela irregularidade da Chamada Pública 00010/23 por meio da qual a Prefeitura de Patos promoveu a contratação de Microempresários Individuais (MEIs) para a prestação de serviços de cuidadores. Em seu voto, o relator do processo, conselheiro Fernando Catão, impôs ao prefeito Nabor Wanderley e à secretaria municipal de Educação, Adriana Carneiro de Azevedo, multa individual de R$ 15 mil.

Entendeu o relator que o procedimento sonega direitos trabalhistas, em meio aos quais o das férias remuneradas e o da aposentadoria aos assim contratados para o setor educacional do município em número que vai ser levantado, por determinação sua, pela Auditoria do TCE. O prefeito de Patos tem prazo de 120 dias para a rescisão dos contratados feitos de modo irregular, “sem que isso acarrete o prejuízo dos serviços”.

O ex-gestor de Matinhas, José Costa Aragão Junior, deve devolver aos cofres municipais importância superior a R$ 70 mil decorrente da não execução das obras de edificação de uma Academia Comunitária, objeto de convênio com o Governo do Estado (Processo 19197/19, do qual foi relator o conselheiro Antonio Gomes Vieira Filho). Cabe recurso de ambas as decisões.

Tiveram suas contas aprovadas, com ressalvas, o Instituto Municipal de Previdência de Arara (exercício de 2021), o Instituto de Previdência do Município de João Pessoa (2022), o Instituto de Previdência de Juazeirinho (2021, em fase recursal), a Secretaria da Gestão Governamental e Articulação Política de João Pessoa (2021) e, sem ressalvas, a Secretaria da Receita desse mesmo município (2022). Houve reprovação às contas de 2018 do Instituto de Previdência Municipal de Diamante.

SÚMULA – Somam 510 os processos julgados pela 1ª Câmara do TCE, contados desde a sessão de 1º de janeiro até o último dia 7. Foram seis contas anuais de Câmaras de Vereadores, uma de Secretaria Municipal, 15 de órgãos das administrações indiretas dos municípios, 73 licitações e contratos, 12 inspeções especiais, 27 representações e denúncias, 322 atos de pessoal, um concurso, 20 recursos, 31 verificações de cumprimento de decisão e dois outros processos de natureza diversa.

Compõem a 1ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba os conselheiros Fernando Catão (presidente), Fábio Nogueira, Antonio Gomes Vieira Filho e Renato Sérgio Santiago Melo. O Ministério Público de Contas está aí representado pelo subprocurador geral Luciano Andrade Farias. A TV TCE-PB, Canal no Youtube, exibe todos os julgamentos.

Ascom/TCE-PB

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Condenado pelo STF, ex-diretor da PRF Silvinei Vasques é preso no Paraguai

O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques foi preso no Paraguai, nesta sexta-feira…

26 de dezembro de 2025

Série D 2026 inclui Treze, Sousa e Serra Branca entre os clubes confirmados

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou mudanças importantes para a Série D do Campeonato…

26 de dezembro de 2025

Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou, nesta quinta-feira (25), a abertura de processo…

26 de dezembro de 2025

Zezinho Botafogo toma posse no mandato e CMJP passa a ter três vereadores do PSB

O ex-secretário de Esportes de João Pessoa, Zezinho Botafogo (PSB), tomou posse nesta sexta-feira (26)…

26 de dezembro de 2025

João Pessoa se destaca entre as capitais mais avançadas em saneamento básico no Brasil, aponta ranking ABES

João Pessoa aparece entre as capitais brasileiras com melhor desempenho no saneamento básico, segundo o…

26 de dezembro de 2025

Retrospectiva da Câmara Federal 2025 destaca relatoria de Ruy em avanço histórico para a causa animal

A Câmara dos Deputados encerrou 2025 destacando um dos avanços mais relevantes do ano na…

26 de dezembro de 2025