Atendendo uma propositura do vereador João Dantas (PSD), a Câmara Municipal de Campina Grande realizou, na manhã desta terça-feira (4), uma sessão especial em comemoração ao Dia da Imprensa, que é comemorado no dia 1º de junho. A sessão foi realizada em parceria com a direção recém-eleita da Associação Campinense de Imprensa.
João Dantas explicou que a sessão especial foi uma forma de homenagem ao Dia da Imprensa; a diretoria recém-eleita da ACI, na pessoa do presidente eleito Antônio Nunes e um ato de pesar pela morte do radialista Joacir Oliveira Filho (assassinado recentemente), além de servir para homenagear todos os profissionais que fazem a imprensa campinense. “A imprensa tem um compromisso com a democracia. Não é possível pensar na vida dos cidadãos, no funcionamento das instituições e nas relações internacionais sem o papel fundamental de uma imprensa livre, que muitas vezes tem pago um alto preço”, frisou o vereador relatando ainda que incontáveis profissionais da mídia já perderam a vida na cobertura de guerras, de acidentes e de outros fatos.
Na ocasião, o presidente do Instituto Histórico de Campina Grande, Wanderley de Brito destacou a importância do trabalho do jornalista como um agente da história. “O jornalista é um historiador que registra as informações do cotidiano e coloca à disposição de futuros pesquisadores”, enfatizou o historiador.
Já o jornalista Lenildo Ferreira, da rádio Campina Grande FM, enfatizou a proximidade das atividades do jornalista com a do vereador, explicando que muitas vezes, estas funções de confundem e se chocam. “Jornalistas e parlamentares são representantes do povo e ambos estão buscando os interesses da coletividade, mas em muitas situações é preciso criticar certos comportamentos ou propostas dos parlamentares, e por isso, as funções se opõem”, destacou Lenildo. Ele disse também que jornalismo, antes de tudo, é um serviço público e que comunicação social se refere a um direito essencial da sociedade, que o direito à informação.
No final, o presidente eleito da ACI, Antônio Nunes, agradeceu a Casa pela homenagem aos jornalistas e também destacou a importância de se fazer história com a realização de uma sessão especial em comemoração ao Dia da Imprensa. “A imprensa também faz a história e sem uma imprensa livre não há democracia”, reforçou Antônio Nunes agradecendo a presença de muitos jornalistas e radialistas à sessão.
CMCG
O governador João Azevêdo (PSB) vai ou não candidatar-se ao Senado? Essa talvez seja a…
O deputado estadual Felipe Leitão, que assumirá a vice-presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB)…
O vereador eleito Rômulo Dantas (Mobiliza) anunciou apoio, nesta sexta-feira (29), ao projeto de reeleição…
O deputado federal Mersinho Lucena (PP) revelou, nesta sexta-feira (29), que seu nome tem sido lembrado para…
A Prefeitura de João Pessoa, em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado…
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nessa quinta-feira (28), o novo Boletim Epidemiológico…