Câmaras de São José do Brejo do Cruz, Arara, Damião e Itaporanga têm as contas aprovadas

PUBLICIDADE

Quatro Câmaras de Vereadores tiveram suas contas anuais aprovadas, na manhã desta quinta-feira (03), pela 1ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba. Foram elas as dos municípios de Damião, Arara, São José do Brejo do Cruz (atinentes ao exercício de 2022) e Itaporanga (2021, neste último caso).

O órgão fracionário do TCE entendeu pela irregularidade da Adesão a Ata de Registro de Preços procedida em 2017 pela Secretaria de Estado da Administração para aquisição de arquivos deslizantes e prateleiras destinadas a escolas públicas (objeto do Processo 20777/17), impondo ao então secretário Aléssio Trindade de Barros multa de R$ 5,2 mil. Ele ainda pode recorrer contra essa decisão.

A 1ª Câmara do TCE decidiu converter em Inspeção Especial de Contas o Processo 18928/19 atinente a Pregão Eletrônico realizado pela Prefeitura de Bayeux para recuperação de asfalto implantado em trecho urbano. A gestora Luciene Andrade Martinho tem prazo de 30 dias para apresentação de documentos comprobatórios da lisura do pagamento à empresa contratada.

O Instituto de Previdência de Algodão de Jandaíra teve três gestores no exercício de 2021. A 1ª Câmara aprovou, integralmente, as contas de José Alencar dos Santos e Marcelo Gomes, mas com ressalvas as de Rosângela dos Santos Silva. Foram desaprovadas as contas de 2020 do Instituto de Previdência dos Servidores de Remígio. Outro Instituto Previdenciário, o de Alagoa Nova, teve as contas de 2021 aprovadas com ressalvas.

Houve aprovação à Licitação da Secretaria de Estado da Educação para manutenção de equipamentos (Processo 11409/20) e ao Pregão Presencial 016/23 originário do município de Araçagi e destinado à aquisição parcelada de pães, bolos e bolachas. A Prefeitura de Catolé do Rocha obteve aprovação ao contrato 00094/21 para compra de combustíveis e lubrificantes.

SÚMULA – No período de 1º de janeiro até 27 de julho passado, a 1ª Câmara do TCE julgou 61 contas anuais oriundas de Prefeituras, oito contas de Secretarias Municipais, quatro contas de órgãos da administração indireta de municípios, 35 licitações e contratos, 434 atos de pessoal, 103 denúncias e representações, seis concursos e 98 recursos.

Promoveu, ainda, o julgamento de processos decorrentes de 55 Inspeções Especiais de Contas e duas Inspeções de Obras Públicas. No mesmo período, houve 73 Verificações de Cumprimentos de Decisões, conforme súmula apresentada pelo conselheiro Fernando Catão ao cabo dos trabalhos desta quinta-feira.

A 1ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba é composta pelos conselheiros Fernando Catão (presidente), Fábio Nogueira, Antonio Gomes Vieira Filho e Renato Sérgio Santiago Melo (substituto). O quórum desta quinta-feira foi completado com a participação excepcional do conselheiro substituto Antonio Cláudio Silva Santos. O Ministério Público de Contas esteve representado pela procuradora Elvira Samara Pereira de Oliveira. A TV TCE-PB, Canal no YouTube, exibe todos os julgamentos.

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PC prende irmãos suspeitos de agredirem mulher grávida com pedaço de madeira

Dois irmãos foram presos suspeitos de agredirem uma mulher grávida com um pedaço de madeira,…

26 de novembro de 2024

Cícero quer unidade e que maioria da base apoie a reeleição de Dinho na CMJP: “A Câmara vai continuar parceira”

Em entrevista na noite de ontem (25), ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de…

26 de novembro de 2024

Operação policial no bairro do Rangel tem como objetivo apreensão de armas e drogas

Uma operação da Polícia Militar foi realizada recentemente no bairro do Rangel, em João Pessoa.…

26 de novembro de 2024

Veja quais foram as cidades da PB que a justiça determinou redução de contratados

Por meio de decisão o Juízo da 2ª Vara Mista de Itaporanga determinou que os…

26 de novembro de 2024

Justiça condena homem a 27 anos de prisão por atropelar e matar esposa em João Pessoa

O Tribunal do Júri de João Pessoa condenou, ontem (25), Danilo Santos da Silva, de…

26 de novembro de 2024

Veneziano garante empenho para retorno de Operação Carro-Pipa

Coordenada pelo Exercito, a Operação Carro-Pipa foi suspensa ontem, segunda-feira (25/11) em todo o território…

26 de novembro de 2024