Campanha de vacinação contra a paralisia infantil entra na reta final, mas cobertura ainda é baixa

PUBLICIDADE

A campanha de imunização contra a poliomielite será encerrada na próxima sexta-feira, 30, e em Campina Grande 57,29% do público-alvo recebeu a vacina, que protege da Paralisia Infantil, índice considerado baixo. A campanha foi iniciada dia 8 de agosto e já teve o prazo prorrogado devido à baixa cobertura. A dose é aplicada em crianças de 1 a 4 anos de idade, independente de estarem com a vacina antipolio de rotina, em dia. Ou seja, trata-se de uma dose extra. Em Campina Grande, mais de 22 mil crianças estão nessa faixa etária, e o objetivo é imunizar 95% desse público-alvo.

 

“Os casos de paralisia infantil estão retornando em vários países e a vacina é a única forma de prevenir. Não podemos deixar esses casos retornarem”, disse a gerente de Atenção Básica, Samira Luna.

 

A vacina, que combate a poliomielite está sendo ofertada em Unidades Básicas de Saúde, Centros de Saúde, em creches, escolas e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), entre outros locais. Esta semana, a Secretaria de Saúde também passou a vacinar em escolas particulares.

 

A imunização também está sendo disponibilizada no Partage Shopping, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 22h; e aos sábados, de 9h às 12h; na maternidade do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), de segunda a sexta das 7h30 às 19h; e no Terminal de Integração, nas segundas, quintas e sextas-feiras, das 8h30 às 16h30, nas terças e quartas até as 20h e nos sábados, das 8h às 12h.

 

Esquema vacinal de rotina

 

A vacina contra poliomielite faz parte do calendário de rotina e é aplicada em crianças aos 2, 4 e 6 meses de idade, com a vacina VIP (Vacina Poliomielite Inativada), em esquema de 3 doses, observando-se o intervalo 60 dias, entre as doses, tendo como intervalo mínimo 30 dias entre elas. Caso a criança não tenha esse esquema vacinal completo, ele é complementado com as doses de VIP que faltam.

 

Para crianças de 1 a 4 anos, são recomendadas duas doses de reforço, aos 15 meses e aos 4 anos de idade, com a vacina VOP (Vacina Oral Poliomielite). Caso a criança esteja na faixa etária entre 01 e 04 anos de idade e já tenha esse esquema vacinal completo ou mesmo se não tiver no tempo adequado de receber um desses reforços, recebe a dose extra, que é a dose D da campanha.

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Apostador de Campina Grande fatura R$ 520 mil ao acertar 15 dezenas na Lotofácil

Um apostador de Campina Grande acertou 15 dezenas no concurso da Lotofácil deste sábado (23)…

25 de novembro de 2024

Empreendedor Paulo Júnior recebe o Título de Cidadão Pessoense

A Câmara Municipal de João Pessoa realizou sessão solene, na Casa de Recepções Maison Blu’nelle,…

25 de novembro de 2024

Leo Bezerra assume prefeitura de João Pessoa após Cícero Lucena sair de licença

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), se licenciará do cargo, nesta segunda-feira (25),…

25 de novembro de 2024

Governador do Piauí exalta candidatura de Hugo Motta à presidência da Câmara

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), exaltou a candidatura do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB)…

25 de novembro de 2024

Pé-de-Meia: pagamento a estudantes começa nesta segunda

O pagamento do benefício do programa Pé-de-Meia tem início nesta segunda-feira (25) e segue até a…

25 de novembro de 2024

Cristo Redentor é iluminado de vermelho para estimular a doação de sangue

Cristo Redentor é iluminado de vermelho para estimular a doação de sangue. O monumento foi…

25 de novembro de 2024