Categorias: Paraíba

Campanha de vacinação contra gripe inicia dia 20

PUBLICIDADE

A campanha estadual de vacinação contra a influenza terá inicio no próximo dia 20 na Paraíba, tendo como meta imunizar mais de 400 mil pessoas com 60 anos ou mais contra o vírus da gripe. Com o slogan “Deixe a gripe na saudade. Vacine-se”, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) está ultimando os preparativos para a campanha que contará com a participação de 5.420 profissionais distribuídos em 1.723 postos de trabalho.

A SES está disponibilizando 450 mil doses da vacina e a estimativa é imunizar cerca de 80% das 410.140 pessoas, público alvo da campanha. Uma grande mobilização estadual, conhecida como “Dia D”, será realizada no dia 25.

O secretário estadual de Saúde, José Maria de França, lembra a população que além da vacina contra a Influenza (gripe), o Governo do Estado também disponibilizará as vacinas DT (difteria e tétano) e a Pneumocócica (contra 23 tipos de bactérias que provocam a pneumonia). Esta última será aplicada especialmente nas pessoas idosas que estejam em casas de repouso, asilos ou hospitais.

A gripe ainda é um dos processos infecciosos de maior morbi-mortalidade no mundo, e os idosos são alvo de sérias complicações dessa vilã, tais como: pneumonias, exacerbação de doença pulmonar (efizema, entre outras) ou cardíaca crônica que poderão ocasionar o óbito.

Saiba mais

A gripe é uma doença infecciosa aguda de natureza viral, altamente contagiosa, do trato respiratório. É causada pelo vírus da Influenza, transmitida de pessoa a pessoa, através das vias aéreas superiores, por gotículas que saem no ato da fala, espirros ou ao tossir. Geralmente provoca febre alta, dor de garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça, fraqueza e mal estar.

As epidemias de gripe são mais freqüentes entre os meses de maio e setembro. Como se alastram rapidamente, as medidas de contenção costumam ser insuficientes. O método mais eficiente para evitar a doença e principalmente suas complicações ainda é a vacinação.

Para o ato da vacinação, os idosos devem levar o cartão de vacina a fim de atualizá-lo. A única contra-indicação é para as pessoas que apresentam alergia grave ao ovo de galinha. Em caso de dúvida, a população deverá procurar a Secretaria Estadual de Saúde na avenida Pedro II na capital, ou ligar para os seguintes telefones: 3218.7383, 3218.7388 ou 3218.7458.

Secom

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emerson Panta entrega nova Base da Guarda Municipal e reforça legado em segurança pública em Santa Rita

A segurança pública de Santa Rita deu um grande passo nesta quinta-feira (26) com a…

26 de dezembro de 2024

Hervázio Bezerra volta a defender candidatura de Cícero Lucena ao governo da Paraíba em 2026: “Fortíssimo candidato”

Em entrevista esta semna à Rádio POP, o deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) reafirmou seu…

26 de dezembro de 2024

Opinião: “O Auto da Compadecida 2” e o desafio de dar continuidade a um clássico

A estreia de O Auto da Compadecida 2 nessa quarta-feira 25 de dezembro, trouxe Chicó…

26 de dezembro de 2024

COVID-19: acumulado de vítimas fatais em decorrência da doença chega a 714 mil

No Brasil, o número acumulado de vítimas fatais em decorrência da Covid-19 chegou a 714.471…

26 de dezembro de 2024

Operação Natal 2024 da PRF registra 40 acidentes com 48 pessoas feridas em rodovias federais que cortam a Paraíba

Quase 5 mil pessoas foram atingidas por ações educativas durante o período da Operação A…

26 de dezembro de 2024

Suspeito de matar e arrancar coração de homem em Campina Grande é preso e confessa crime

Cinco dias após cometer um crime brutal, o suspeito de assassinar e arrancar o coração…

26 de dezembro de 2024