Com seis pré-candidaturas a prefeito, Campina Grande, já vive o clima das eleições municipais, com o início das convenções partidárias. Mantendo a tradição, o Partido Socialismo e Liberdade foi o primeiro partido a realizar convenções para homologar as candidaturas majoritárias e proporcionais para o pleito deste ano .
O PSOL homologou o nome do professor Nelson Júnior como candidato do partido à prefeitura de Campina Grande. O nome da candidata a vice-prefeita, conforme anunciado em convenção, é Marry Rodrigues. Atualmente, ela é presidente da UP Campina Grande. A convenção reuniu diversas lideranças da esquerda na Rainha da Borborema.
Estão na disputa pelo Palácio do Bispo, sede do governo municipal, o prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil), que vai disputar à reeleição, o médico Jhony Bezerra que conta com o apoio do governador João Azevedo (PSB), o deputado o médico Jhony Bezerra que conta com o apoio do governador João Azevedo (PSB), o deputado estadual Inácio Falcão (PC do B), a ex-secretária Rosália Ribeiro (PP), e o presidente do PDT André Ribeiro.
Confira o calendário das convenções em Campina
1. Nelson Júnior (PSOL)
– Data: 27/07
– Local: Rua Espirito Santo, 346, Liberdade
– Horário: 9h
2. André Ribeiro (PDT)
– Data: 03/08
– Local: AABB
– Horário: 17h
3. Jhonny Bezerra (PSB)
– Data: 04/08
– Local: Arena Medow
– Horário: 9h
4. Inácio Falcão (PCdoB)
– Data: 04/08
– Local: AABB
– Horário: 9h
5. Bruno Cunha Lima (União Brasil)
– Data: 05/08
– Local: Spazzio
– Horário: 17h
6. Rosália Lucas (PSD)
– Data: 05/08
– Local: A definir
– Horário: A definir
A convenção do partido Podemos, do deputado federal Romero Rodrigues, também está confirmada para acontecer no próximo dia 5 de agosto, às 10h. Não se sabe, porém, se o partido terá candidatura majoritária na cidade.
De acordo com a Justiça Eleitoral, o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos vai de 20 de julho a 5 de agosto. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.
As eleições em 2024 acontecem em 6 de outubro, no caso do primeiro turno, e também no dia 26, caso exista necessidade de segundo turno em algumas cidades.
Severino Lopes
PB Agora