A campanha eleitoral está em pleno andamento. E a caça ao voto é intensificada a cada dia. Vale todo esforço para tentar conquistar o eleitor. Caminhadas, caravanas, comícios, debates e entrevistas. Com as proximidades do dia das eleições, os candidatos ao Governo da Paraíba têm intensificado as atividades de campanha. E centrado as atenções principalmente nos indecisos.
Faltando pouco mais de 15 dias para o primeiro turno das eleições, os postulantes ao Palácio da Redenção têm intensificado as atividades de campanha na disputa pelo voto dos eleitores. Em todos os eventos, os candidatos tem tentado convencer o eleitor, através das apresentações de propostas, em áreas como infraestrutura, saúde, educação, mobilidade urbana, segurança pública e recursos hídricos.
O PB Agora traz um resumo das principais propostas de quatro dos 8 candidatos que estão na disputa pelo Palácio da Redenção.
Veneziano – Candidato do MDB, Veneziano Vital do Rêgo, tem intensificado as suas propostas em todos os eventos, nas mais diversas áreas.
“Nós poderemos fazer, através das parcerias com os municípios, através de políticas de incentivos para que as empresas participem numa diminuição de impostos, tributos, sobre os insumos, a cesta básica da construção civil. Com isso nós vamos alcançar principalmente, e notadamente, as populações mais vulneráveis, as mais necessitadas dos diversos municípios que de fato cobram por essa situação. Houve uma promessa de 40 mil unidades habitacionais nesses três anos e meio e não foram entregues sequer 40 dessas unidades. Nós temos compromisso sim com a habitação”, destacou.
Durante as atividades de campanha, o candidato defendeu investimentos no turismo para geração de renda na Paraíba. Ele disse que pretende, como governador, estimular uma promoção mais efetiva do turismo paraibano, considerando a falta de atenção do atual governo a este setor tão importante para o desenvolvimento do Estado.
Veneziano enfatizou que a Paraíba, com todas as suas belezas naturais, tem suas potencialidades, e garantiu que vai criar condições para dinamizar o turismo de negócios, religioso, de aventura, de lazer e náutico, tornando o Estado competitivo também nesta área. Como proposta para posicionar o Destino Paraíba e impulsionar o setor, ele disse que, entre outras ações, vai aumentar o orçamento da PBTur, para suas ações de promoção.
“Um dos pontos que nós temos obrigação de fazer e vamos fazer é a promoção dos destinos da Paraíba. A Paraíba tem as suas potencialidades e estamos uma destas, mas subutilizada. Se você pegar como exemplo, o Rio Grande do Norte investe 10 vezes mais em promoção turística do que o Estado da Paraíba. E temos essa capacidade do turismo religioso, turismo de aventura, do turismo de negócios, do turismo de lazer. E ao lado, fazer a intersetorização de outras áreas, como é o caso da cultura. Nós teremos como veia de investimento do turismo para geração de oportunidade e consequentemente de distribuição de renda”, disse o candidato.
Segundo Veneziano, o turismo é um dos importantes setores para a economia e, consequentemente, para a geração de emprego e renda. “O atual governador não dialogou com o setor. Aliás, na hora mais difícil para o turismo, por conta da pandemia, João, simplesmente, virou as costas e não quis, ao menos, ouvir as demandas e discutir soluções emergenciais e futura retomada”, lembrou Veneziano.
Ele reafirmou o compromisso de instaurar políticas intersetoriais, que promovam a atração de empresas e empreendedores de outros países à Paraíba, ampliando os investimentos produtivos no Estado com relação ao Turismo. Nesse segmento, também destacou a proposta de interligação entre os municípios de Cabedelo e Lucena, a fim de fomentar o turismo no litoral Norte.
No sertão, Veneziano defendeu o 3º Eixo da Transposição do Rio São Francisco para o Vale do Piancó, a complementação da duplicação da BR 230 e um Hospital de Trauma. Também garantiu implantar um Câmpus da UEPB no Vale do Piancó e em Itaporanga.
Pedro – Herdeiro político do clã Cunha Lima, o candidato a governador pelo PSDB, Pedro Cunha Lima, propôs aumentar a capacidade de atendimento da Apae.
“A Apae aqui em João Pessoa. Atende 244 pessoas, mas tem 400, mais de 400 na fila de espera. Se o Governo do Estado fizer um repasse mensal, apoiar financeiramente, ela pode ampliar esse alcance para cuidar mais desse universo. Então teremos um programa chamado Cuidar de Quem Cuida para dar apoio a esses equipamentos que já existem”, destacou.
Esta semana, Pedro fez um balanço sobre instituições públicas e privadas existentes na Paraíba e falou o que pretende fazer para ajudar essas ações:
“É uma prioridade. Temos o Instituto dos Cegos, temos hospitais filantrópicos, temos os projetos das igrejas, temos os projetos de voluntários das mais variadas causas. Causa animal, as pessoas que estão atravessando o câncer com a Rede Feminina de Combate ao Câncer. A gente vai alavancar todo esse trabalho que já existe”, destacou.
Na corrida pelo Palácio da Redenção e tentando chegar ao segundo turno, Pedro garantiu que vai ampliar serviços de saúde em unidades que já existem na Paraíba. Segundo ele, a ampliação desses serviços de saúde pública é fundamental para o bem da população.
“Quem está nesta faixa sente um aperto muito grande. Só sabe quem precisa. É um momento muito difícil para quem vive na pobreza e está tendo que enfrentar uma doença. Então a gente precisa ampliar essa rede e aumentar a capacidade hospitalar daquilo que já existe. Aqui no Hospital São Vicente de Paulo você tem 280 mil atendimentos por ano, mas existe uma capacidade hospitalar de dobrar esse número de atendimentos. Então é estratégico. Extrair ao máximo daquilo que já existe para a gente ter uma saúde pública otimizada, funcionando de maneira mais eficiente”, afirmou.
João – O candidato do PSB ao Governo da Paraíba, João Azevedo, tem aproveitado a campanha para fazer um balanço de seu governo. Por onde passa, o governador e candidato à reeleição tem feito um balanço da gestão, falado de investimentos, e prometido novas ações para o desenvolvimento da Paraíba.
Em uma das atividades de campanha, João prometeu incorporar bolsa desempenho a professores e ampliar o Programa Maria da Penha. Ele disse que já vem realizando de forma progressiva a incorporação ao salário da bolsa desempenho que é paga aos professores.
“Desde junho deste ano nós já estamos incorporando a bolsa ao salário. Nós já estamos fazendo a incorporação. É uma incorporação parcelada, considerando que não dá para o estado assumir de uma única vez os 100% da bolsa, mas nós estamos fazendo já a incorporação”, comentou.
Ao falar da questão do combate à violência contra a mulher, ele defendeu o combate ao machismo a partir da escola e a ampliação do Programa Maria da Penha:
“Para que o machismo que é tão forte ainda na nossa região, ele possa ser tratado de uma forma acima de tudo a partir da criança… Melhoria na proteção da mulher como nós fazemos com o Programa Maria da Penha. Vamos expandir agora para 100 municípios do estado e que durante todo esse tempo já promoveu o acolhimento e a proteção de mais de 5 mil mulheres “, disse.
No campo da educação, o governador defendeu convênios com prefeituras para melhorar índices da educação na Paraíba. Segundo ele, o sistema de ensino precisa ser amplo, desde o Ensino Básico, o Ensino Infantil, passando pelo Fundamental I, Fundamental II, Ensino Médio e Universidade.
“O sistema de ensino tem que ser tratado na sua forma ampla. Um ensino que vem desde o Ensino Básico, o Ensino Infantil, passando pelo Fundamental I, Fundamental II, Ensino Médio e Universidade. Nós temos feito convênio com 222 municípios do estado da Paraíba para fortalecer um Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II, que são os elementos principais que resolvem essa questão da base de português, da base de matemática, para que os alunos que cheguem no Ensino Médio já cheguem com um cabedal suficiente e necessário para continuar no Ensino Médio e chegar à universidade”, explicou.
João Azevêdo também destacou os investimentos em Educação, já que, de acordo com ele, essa é a política pública mais importante, porque transforma a vida das pessoas.
No Sertão, João Azevedo defendeu maior investimento no tratamento oncológico público em toda a Paraíba, e prometeu ampliar os serviços de quimioterapia na região.
“O estado da Paraíba tem o Hospital do Bem, lá em Patos, e que ampliou os serviços porque tem quimioterapia e está neste momento em processo de aquisição de um acelerador linear que fará com que a gente também tenha agora a radioterapia. Nós estamos fazendo convênio com a FAP, passamos R$ 5 milhões para a FAP, que é o hospital referência do câncer em Campina Grande. Nós temos convênio com o Hospital Laureano em João Pessoa. Existe o apoio do Governo do Estado. O Governo do Estado está fazendo o seu papel, muito mais do que teria teoricamente a obrigação legal de fazer”, comentou.
Nilvan – Na onda bolsonarista no Estado, o candidato do PL ao Governo da Paraíba, Nilvan Ferreira, defendeu parcerias para aumentar o saneamento básico na Paraíba. Ele afirmou que o Estado precisa avançar no marco do saneamento, e para isso, precisa buscar parcerias com o governo federal.
“Nós precisamos ter claro que o Governo do Estado precisa investir recursos próprios para alcançar metas. Buscar parcerias via Caixa Econômica, Banco do Brasil, Governo Federal… e eu vou ter portas abertas para isso com o Governo Bolsonaro” afirmou.
Ele destacou que o próprio marco do saneamento que prevê parceria público privada para a gente avançar muito atraindo investimento, inclusive investimento internacional para atingir essas metas do marco. Pessoas adoecem mais quando não tem saneamento. Tanto pessoas idosas como também crianças. E se eu avançar nessa questão de atingir a meta até 2033, deixar a Paraíba num patamar tolerável, a gente pode avançar muito em economia de recursos na saúde básica principalmente”, explicou.
Nilvan também defendeu a priorização da idade escolar de crianças da Paraíba a partir dos seis anos. No Ministério Público do Trabalho, o candidato assinou uma carta-compromisso pelos direitos da infância e da juventude.
Ele prometeu ainda firmar parcerias com os municípios que permitam um acompanhamento profundo das crianças ao longo de suas vidas escolares, e prometeu um programa que vai priorizar a idade escolar a partir dos seis anos.
O candidato do PL também defendeu esta semana, a utilização das águas do Rio São Francisco para geração de emprego e renda. Nilvan disse que se for eleito pretende recuperar o setor de minério e utilizar as águas do Rio São Francisco para produção agrícola e geração de emprego e renda no Sertão da Paraíba.
“Porto de águas profundas, que podem gerar 30 mil empregos, investimento privado, o estado é fomentador. A gente precisa ter uma política de redução de tributos na Paraíba, que vai potencializar o setor produtivo pra ter mais facilidade de ampliar negócios e gerar empregos” disse.
Para ele, a recuperação do setor de minério, que é extremamente fundamental para destravar uma região potencialmente economiza.
Com as proximidades do dia das eleições, os candidatos devem intensificar ainda mais as atividades de campanha. O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 2 de outubro, e caso haja segundo turno, no dia 30 do mesmo mês.
SL
PB Agora
A Procuradoria Geral do Município de João Pessoa (Progem) criou um Portal de Negociações para…
A prefeita eleita de Guarabira, Léa Toscano, anunciou nesta sexta-feira (22) as datas da Festa…
Das 98 Unidades de Saúde da Família (USFs) que compõem a Rede de Atenção Básica…
O prefeito Cícero Lucena entregou, nesta quinta-feira (21), catracas de reconhecimento facial do Instituto Cândida…
Na tarde desta sexta-feira (22), por volta das 12h10, um veículo Peugeot 207 foi completamente…
A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve dar início à análise dos indiciamentos do ex-presidente Jair Bolsonaro…