A cidade de João Pessoa, Capital da Paraíba está sendo destaque, nesta semana no site e dos olhares da ONU- Organização das Nações Unidas, o motivo é que o município sedia o 10ª Fórum de Governança da Internet da ONU (IGF) 2015. Confira a matéria do evento abaixo que foi destaque no site da ONU no Brasil.
Cerca de 5 mil pessoas, incluindo funcionários governamentais de alto nível, líderes da sociedade civil e especialistas em políticas da Internet, vão se reunir – presencialmente e online – durante a 10ª Reunião Anual do Fórum de Governança da Internet da ONU (IGF), em João Pessoa (Paraíba), entre os dias 10 a 13 de novembro para discutir o papel central da Internet na implementação bem-sucedida da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Participa do encontro o secretário-geral assistente da ONU para o Desenvolvimento Econômico, Lenni Montiel, que representa o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon. “A Plataforma IGF tem contribuído para os esforços a nível nacional, regional e internacional para construir um ciberespaço que promova a paz e a segurança, permita o desenvolvimento e garanta os direitos humanos”, disse Montiel.
A cerimônia de abertura teve início às 14h na sala principal de reuniões, com transmissão ao vivo. Uma coletiva de imprensa foi realizada às 16h na sala de conferência de mídia às 16h, com transmissão somente pelo YouTube: www.youtube.com/igf
O décimo IGF vem em um momento crítico, em meio à recente adoção da nova agenda de desenvolvimento sustentável, que destaca a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e da Internet nas atividades de desenvolvimento. A nova agenda define uma meta ambiciosa para “aumentar significativamente o acesso à tecnologia da informação e comunicação” e no esforço para “fornecer acesso universal e barato à Internet nos países menos desenvolvidos até 2020”.
As TICs e a Internet promovem o desenvolvimento ao permitir o acesso à informação e a recursos educativos, de saúde; bem como melhorando a produção e distribuição de alimentos.
“Há menos de dois meses, os líderes mundiais adotaram a visionária Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Nosso desafio agora é implementar este plano para um futuro melhor. Tecnologias de informação e comunicação e a Internet podem capacitar esse empreendimento global”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.
De acordo com a União Internacional de Telecomunicações (UIT), haverá mais de 7 bilhões de assinantes de um serviço de telefone celular até o final de 2015, correspondendo a uma taxa de 97% de penetração, acima dos 738 milhões em 2000. No entanto, embora tenha havido alguns progressos na redução da chamada “lacuna digital” – que separa os “conectados” e os “desconectados” –, quatro bilhões de pessoas no mundo em desenvolvimento permanecem sem acesso à Internet.
Mais sobre o IGF
O IGF fornece uma plataforma de diálogo e intercâmbio de pontos de vista multissetorial, imparcial e independente, e de compartilhamento de conhecimentos e melhores práticas sobre políticas relativas à Internet. É um fórum aberto a todas as pessoas com interesse em questões de governança da Internet.
O Fórum da ONU fornece uma plataforma facilitadora para discussões entre todos os setores envolvidos na governança da Internet, incluindo as entidades credenciadas pela Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI), bem como outras instituições e indivíduos com especialidade comprovada e experiência em assuntos relacionados à governança da Internet.
O tema deste ano – “Evolução da Governança da Internet: empoderando o desenvolvimento sustentável” – abordará oito subtemas: Cibersegurança e confiança; Economia da Internet; Inclusão e diversidade; Abertura de acesso; Reforçando a cooperação multissetorial; Internet e os Direitos Humanos; Recursos críticos da Internet; e questões emergentes.
“As tecnologias da informação e da comunicação, que são um promotor poderoso do desenvolvimento sustentável, podem fazer grandes contribuições para a implementação dos objetivos e metas da Agenda 2030”, observou o subsecretário-geral da ONU para Assuntos Econômicos e Sociais, Wu Hongbo.
Ocorrerão dentro do Fórum dezenas de eventos, incluindo o Fórum de Melhores Práticas do IGF, as “Coligações Dinâmicas” e o encontro “Opções Políticas para Conectar o Próximo Bilhão”, oportunidades únicas para discutir assuntos relacionados ao futuro da Internet.
Todas as informações, incluindo links para a programação e outros dados, em http://nacoesunidas.org/tema/igf2015; Acesse também o site oficial do evento: www.intgovforum.org
Participação remota: a imprensa e outras partes interessadas que não estão presentes em João Pessoa podem participar remotamente. Qualquer um pode acessar os eventos: www.intgovforum.org/cms/remote-participation/igf2015-cast
Foto: Ricardo Matsukawa
http://nacoesunidas.org/