“30 anos cultivando a paz” é o tema do Encontro da Nova Consciência – O pensamento da cultura emergente. O evento aberto na quinta-feira (11) se estenderá até a quarta-feira (17), e está sendo transmitido pelo Youtube Nova Consciência.
Nesta tarde, o tema “Literatura, fantasia e realidade em tempos autoritários” estará sendo debatido em mesa redonda, com a participação de João Matias de Oliveira (PB-CE); Braúlio Tavares (RJ-PB) e Ivandro Menezes (BA-PB).
A coordenação do evento divulgou a mensagem de acolhimento a todos os participantes do encontro.
– Há 30 anos trazíamos ao mundo os “Encontros da Nova Consciência”: uma proposta ética para os próximos tempos, dizíamos. Vozes que clamamos no deserto, ainda temos sido pouco estudados…! Senão, perguntemos: Entre fevereiro de 1991 e fevereiro de 2021, quantos homicídios e estupros? Quantas guerras, quantos atentados terroristas, quantas mortes humanas nestes 30 anos? E quanta fome e quanta miséria e quantas tragédias ambientais provocadas pelo ser humano?
E, ainda bem, quantas pessoas nasceram nestes últimos 30 anos? E, com elas, quantas esperanças foram plantadas e quantos sonhos estão germinando?
Dizia Aristóteles, “Os espécimes se vão, a espécie permanece”. O mesmo se pode dizer de propostas e projetos: para que sejam novos sonhos, é necessário que sonhos antigos e não realizados sejam sepultados.
Uma utopia vai-se indo – enquanto outras estão a caminho. Se nos perguntamos, nestes 30 anos, quantas palavras e gestos de ódio foram perpetrados, haveremos que perguntar-nos, também: e quantos atos e palavras de amor foram praticados?
Quantas lágrimas – mas também quantos risos? Entre pranto e alegria, continuamos optando pela Felicidade. E de entre tantas utopias que se destroem ou são construídas, optamos pela mesma eterna utopia de sempre: A Paz no mundo é possível – acaso não seja apenas utopia no coração de cada ser humano.
Infelizmente, de distopia em distopia, distopias cada vez maiores…! A cada maior que seja a distopia, porém, necessária, ainda mais, uma utopia maior ainda: caso não seja apenas utopia no coração de cada ser humano, é possível, sim, a Paz no mundo! Sejam bem vindos a 2021! Sejam bem vindos e bem vindas à única utopia capaz de salvar a Humanidade! Sejam bem vindos, bem vindas a este……….. Encontro da Nova Consciência.
Assim, nós que Organizamos este espaço de acolhimento pacífico de todas as singularidades e diferenças, saudamos a todas e todos com as palavras de Manoel Alegre de Melo Duarte, Poeta Português, nascido em 12 de maio de 1936, as quais são também resposta a tudo que se não possa dizer “Sim”, neste mundo de maldades – e porque tudo passa como o vento, mas nossa Utopia não passará, “Trova do Vento Que Passa”:
A programação do sábado (13), começa às 9h e se estenderá até às 20h, com palestras, debates, mesa redonda, fórum e o I Encontro Nacional de Baralho de Entidades.
Assessoria
Confirmado: a articulação em torno do Laboratório ALUMIA- como referência de checagem de informação está…
Dois irmãos foram presos suspeitos de agredirem uma mulher grávida com um pedaço de madeira,…
Em entrevista na noite de ontem (25), ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de…
Uma operação da Polícia Militar foi realizada recentemente no bairro do Rangel, em João Pessoa.…
Por meio de decisão o Juízo da 2ª Vara Mista de Itaporanga determinou que os…
O Tribunal do Júri de João Pessoa condenou, ontem (25), Danilo Santos da Silva, de…