Começou na Paraíba, via Twitter, uma onda muito comum em vários países do mundo: a mobilização para manifestações. A campanha está sendo puxada pelos candidatos da oposição, notadamente o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), que tem convocado os seus seguidores para uma manifestação, na próxima quarta-feira, dia 21, no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa.
A incitação começou nesta sexta-feira, dia 16, através de posts na página pessoal de Cássio.
Leia esta e outras matérias no blog de Suetoni Souto Maior.
O convite é para um ato público “em defesa de eleições livres e soberanas. Deixem o povo votar”. Como o tucano é seguido por quase oito mil pessoas e tem pedido para que elas retwittem a mensagem, não vai demorar muito para que o número de pessoas que receberam o convite chegue aos milhares. Vamos ver o resultado disso mesmo na semana que vem.
Curiosamente, a campanha é justamente contra os efeitos da lei da Ficha Limpa, que se tornou uma realidade graças ao apelo popular. No ano passado, o Twitter foi utilizado largamente após as eleições presidenciais no Iran, por pessoas descontentes com a reeleição de Mahmud Ahmadineyad. Muita gente saiu às ruas, protestaram, mas nada mudou.
O Norte