CCJ da ALPB aprova projetos que garantem assistência a pessoas com diabetes

PUBLICIDADE

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta terça-feira (3), quatro projetos de lei que visam garantir assistência a pessoas com diabetes. Participaram da votação os deputados Chico Mendes, Francisca Motta, Eduardo Carneiro, Júnior Araújo e João Gonçalves.

De autoria da deputada Danielle do Vale, foi aprovado o projeto de lei 846/2023, que estabelece que o laudo médico que atesta o Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) tenha prazo de validade indeterminado. O laudo de que trata esta lei poderá ser emitido por profissional da rede de saúde pública ou privada.

“É corriqueiro então a exigência para pessoas portadores de diabetes tipo 1 a apresentação de laudo recente para acesso de seus direitos e garantias, pois a comprovação dessa condição de saúde é tratada como requisito. Ora, se a enfermidade não tem cura, logo, o laudo é inalterado”, ressaltou a parlamentar.

Também foi aprovado o projeto de lei 876/2023, do deputado Galego de Souza, que institui a Política Pública Estadual de Prevenção e Conscientização as Amputações em Pessoas em decorrência de Diabetes ou provocada por lesão física ou trauma. Além disso, visa garantir a qualidade de vida e a reintegração social e profissional das pessoas amputadas, por meio de campanhas educativas e informativas que abordam os riscos, a prevenção e os cuidados, alcançando tanto a população em geral como os profissionais de saúde, promoção da cultura de segurança e prevenção de acidentes, especialmente em ambientes de riscos.

Outras propostas aprovadas

Os membros da CCJ aprovaram o projeto de lei 890/2023, que dispõe sobre a perspectiva de inclusão das recomendações da Organização das Nações Unidas atinentes às crianças na primeira infância, na elaboração do PPA, LDO, LOA e normas de políticas públicas afirmativas do Estado da Paraíba.

Com o reconhecimento de que as mães de crianças na primeira infância apresentam maior risco de afastamento do mercado de trabalho e buscando atingir o princípio da igualdade material, apresentamos a propositura em comento, na perspectiva da concepção dos objetivos da Organização das Nações Unidas na priorização das crianças na primeira infância, o que alcança suas mães ou responsáveis, por consequência.

Foi aprovado ainda pela CCJ o projeto de lei 1.088/2023, que – institui o Sistema Estadual de Gestão, Operação e Manutenção das unidades estaduais de preservação, captação e distribuição de água bruta interligadas ao PISF – Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional do Estado da Paraíba.

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Com câmeras inteligentes, Prefeitura de SP avança no combate ao tráfico; ao PB Agora, secretário detalha projeto

Inaugurado em fevereiro deste ano, o sistema de vigilância por câmeras inteligentes na cidade de…

25 de novembro de 2024

Polícia Civil prende três líderes de facções criminosas em JP durante operação nacional contra orcrins

A Polícia Civil da Paraíba realizou uma operação nesta segunda-feira (25), que resultou na prisão…

25 de novembro de 2024

Governador João Azevêdo projeta normalização da operação carro-pipa na Paraíba ainda nesta semana

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), anunciou nesta segunda-feira (25) que a operação carro-pipa…

25 de novembro de 2024

Haddad assegura reforço orçamentário para retomada da operação carro-pipa na Paraíba

A retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba, que enfrenta uma paralisação devido a questões orçamentárias,…

25 de novembro de 2024

Chapa única liderada por Galdino deve ser eleita nova Mesa Diretora da ALPB nesta terça-feira

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizará, nesta terça-feira (26), a eleição da mesa diretora…

25 de novembro de 2024

Governador anuncia calendário de pagamento de salários e abono natalino para servidores estaduais

O governador João Azevêdo (PSB) anunciou, nesta segunda-feira (25), o calendário de pagamento dos servidores…

25 de novembro de 2024