O Centro Estadual de Arte (Cearte) realiza nesta quinta-feira (25), às 17h, o Sarau Poético com a escritora Cyelle Carmem Vasconcelos Pereira, no Grupo Escolar Thomaz Mindello, no Centro. A entrada é franca.
A escritora começou a escrever aos 18 anos. Tem como referências Fernando Pessoa, Cecília Meireles, Mario Quintana e Vinicius de Morais. É mestra em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba e tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística. Possui também especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica Atual.
Cyele atua também como editora acadêmica e docente da Faculdade de Medicina Nova Esperança (FAMENE). Foi membro fundadora do Núcleo Literário Caixa Baixa da Paraíba, e também foi selecionada para os volumes 62, 74 e 75 da “Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos” e o “Panorama Literário Brasileiro 2010 – Poesia”, pela editora CBJE.
A poetisa ainda faz parte da Antologia de Contos Femininos Ventre Urbano, lançado em 2016, organizado por Letícia Palmeira e Lizziane Azevedo. No mesmo ano, lançou seu primeiro romance, “O Tempo da Delicadeza: ou mais um janeiro”. Em 2018, participou do projeto Não temos Wi-Fi, com os escritores Lau Siqueira, Letícia Palmeira e Linaldo Guedes, todos com publicação pela Editora Penalux. Contribui, desde 2018, com o jornal literário Nem te conto, organizado por Lizziane Azevedo.
A paraibana é autora dos livros de poesias “Luzes de Labirinto” (2010) e (Uni)verso (2013). Em (Uni)verso, aborda temas como a efemeridade da vida, a relação entre o corpo e alma e a espera pela eternidade. No poema “Demolição” do livro (Uni)verso, reflete: “O planejamento foi minucioso. Não deveria haver vítimas. Tudo seria perfeito sem arestas a talhar. O castelo de pedras, tais riquezas largadas nos cantos, não é mais visão divina. Já foi decidida a destruição Demolição dos insignificantes sonhos. Não manteríamos de pé paredes que não sustentam nem mesmo ilusões”.
O Sarau
É uma atividade periódica proposta pelo Núcleo de Atenção e Estudo da Palavra (NAEP), braço literário do Cearte. O encontro acontece sempre com um escritor paraibano e visa estimular o uso da palavra através da leitura, além de ser um instrumento para auxiliar os alunos do Cearte a exercitarem a interpretação dentro das linguagens artísticas oferecidas pela escola.
Com o evento, o Cearte pretende projetar a poesia para as novas gerações e estimular o surgimento de talentos. Entre as atividades propostas, após a escolha do homenageado, os grupos da escola estudam a obra e as poesias do escritor e podem apresentar trabalhos para expressar ou traduzir como veem os poemas.
Serviço:
Sarau Poético com CYELLE CARMEM
DATA: 25 de abril de 2019
HORA: 17h
LOCAL: CEARTE – CENTRO HISTÓRICO | Grupo Escolar Thomaz
Mindello. Praça Aristides Lobo, 129 – Centro – João Pessoa / Paraíba
Redação com Secom
Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir