O Centro Estadual de Referência da Mulher Fátima Lopes, instalado em Campina Grande, atendeu 303 mulheres em situação de violência no ano de 2014. Coordenado pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, o serviço de referência atende 17 cidades da região da Borborema dentro da política de assistência e prevenção à violência contra as mulheres.
Além do atendimento psicossocial e jurídico, a equipe do Centro de Referência também visita cidades para fazer palestras e fortalecer a rede de atendimento. Desde que foi inaugurado, em 12 de dezembro de 2012, 512 mulheres já foram atendidas. A maioria dos casos é de vítimas de violência física seguida de psicológica.
“A equipe do Estado visita e capacita equipes dos municípios para a identificação dos casos de violência doméstica e sexual, articula a Rede Local de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e encaminha os abrigamentos para a Casa Abrigo Aryane Thais, em João Pessoa”, explica a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares. Durante o ano de 2014, foram feitas visitas em 11 cidades e 1.084 pessoas foram atendidas.
O serviço foi instituído por meio do Convênio 073/2010, parceria entre o Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH) e a Secretaria Especial de Política Pública (SPM) da Presidência da República.
Informações sobre o atendimento podem ser obtidas na Rua Pedro I, 558, no Bairro São José, em Campina Grande. Telefone: 3342 9129.
Secom-PB
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, neste sábado (04), um alerta de baixa umidade…
Uma família composta por um pai e seus dois filhos, de 17 e 11 anos,…
A capital paraibana, João Pessoa, está em evidência internacional. Neste sábado (04), a cidade foi…
Na manhã deste sábado (04), na orla de Cabedelo, ocorreu a Operação Verão 2025, uma…
Neste sábado (04), uma foto tirada em Camboinha, em Cabedelo, trouxe à tona um encontro…
Uma ossada humana foi localizada na noite dessa sexta-feira (03) em uma área de mata…